Datafolha, Ipec, Atlas, Quaest e MDA: as pesquisas deste sábado, véspera da eleição

Atualizado em 29 de outubro de 2022 às 9:42
Lula e Bolsonaro: um dos dois será eleito presidente neste domingo (30) – Foto: Nelson Almeida, Mauro Pimentel / AFP

A ansiedade da véspera das eleições virá acompanhada de uma série de pesquisas eleitorais. Pelo menos cinco levantamentos de institutos relevantes serão publicados neste sábado (29), atualizando os termômetros da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno da disputa presencial de amanhã.

Todos os institutos que publicarão resultados neste sábado já realizaram levantamentos após a votação do primeiro turno, que terminou com vitória de Lula, que teve 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% de Bolsonaro. Ou seja, será possível fazer comparações e verificar se o cenário mudou nos últimos dias ou semanas.

Datafolha

O Instituto Datafolha publica neste sábado a última rodada da pesquisa de intenção de voto para o segundo turno. Mais uma vez, o levantamento foi contratado pelo grupo Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o instituto ouvirá 8.320 eleitores entre sexta-feira (28) e o próprio sábado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa mais recente, divulgada na última quinta-feira (27), Lula tinha vantagem além do limite da margem de erro: 49% dos votos totais, contra 44% do atual presidente.

Ipec

Outro levantamento contratado pelo grupo Globo é o do Ipec, instituto formado por executivos do antigo Ibope. A pesquisa contou com 4.272 entrevistas, realizadas no intervalo entre domingo (23) e o próprio sábado de publicação dos dados. A margem de erro é de dois pontos.

Em levantamento publicado na última segunda-feira (24), o instituto apontou vitória de Lula, que tinha 50% dos votos totais, contra 43% de Bolsonaro.

Quaest

Depois de mostrar Lula em vantagem de seis pontos percentuais (48% contra 42% nos votos totais) em levantamento publicado na última quarta-feira (26), o instituto Quaest volta a publicar sondagem de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial neste sábado.

A pesquisa, contratada pelo banco Genial, entrevistará um total de dois mil eleitores, entre sexta-feira (28) e sábado (29), e terá margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Atlas

O instituto Atlas também atualiza os números da corrida à presidência neste sábado. O último levantamento do instituto foi publicado na quinta-feira (27), e mostrou Lula com 52,4% dos votos totais, enquanto Bolsonaro somou 46%.

Para a pesquisa deste sábado, serão contabilizadas 7.500 entrevistas, que foram iniciadas na quarta-feira (26) e vão até o sábado (29). A Atlas aplica os questionários pela internet. A margem de erro divulgada é de um ponto percentual, para mais ou para menos.

MDA

O instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), também publica nova pesquisa para o segundo turno da eleição presidencial neste sábado. Foram ouvidas 2.002 pessoas, entre quarta-feira (26) e sexta (28), e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

No único levantamento feito pelo instituto após a votação no primeiro turno, Lula alcançou 48,1%, quando considerados os votos totais. Bolsonaro somou 41,8%. A pesquisa foi publicada no último dia 17.

Publicado originalmente em Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link