Datafolha: Lula tem 35% de aprovação contra 33% de reprovação

Atualizado em 21 de março de 2024 às 17:38
Lula, presidente do Brasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) observa sua aprovação oscilar após um ano e três meses no poder. Segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (21), 35% consideram seu trabalho ótimo ou bom, enquanto 33% o avaliam como ruim ou péssimo, e 30% como regular.

O levantamento foi realizado na terça (19) e na quarta-feira (20), entrevistando 2.002 eleitores em 147 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com a pesquisa anterior, conduzida no início de dezembro para avaliar o primeiro ano de governo de Lula, as oscilações apontam um cenário negativo para o presidente. Sua aprovação teve uma queda de três pontos, o mesmo valor de aumento na reprovação, ambos dentro da margem de erro. Em ambos os levantamentos, ele registrou 30% de avaliação regular.

O clima de insatisfação já havia sido detectado em outras pesquisas e pela equipe do presidente, levando Lula a convocar uma reunião ministerial para solicitar um maior empenho na divulgação das conquistas do governo.

O presidente Lula durante discurso no Palácio do Planalto. Foto: reprodução

Uma das repercussões imediatas foi uma polêmica envolvendo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, criticado por anunciar a homologação judicial do acordo de delação premiada com o ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista em 2018, insinuando uma possível solução do caso.

Nos pouco mais de três meses desde o último levantamento do Datafolha, Lula também enfrentou desafios em diversas frentes e viu o ressurgimento do antipetismo dos movimentos de extrema-direita nas ruas com um ato em apoio ao seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), em São Paulo, no dia 25 de fevereiro.

A crise com Israel, após Lula comparar a guerra na Faixa de Gaza com o Holocausto, parece ter afetado diretamente o apoio entre os evangélicos, grupo amplamente associado ao bolsonarismo. A reprovação de Lula entre os evangélicos, que representam 27% do eleitorado, subiu de 38% em dezembro para 43%.

O presidente também sofreu uma série de derrotas no Congresso durante esse período, além de se ver envolvido em uma crise relacionada aos dividendos da Petrobras. No entanto, a percepção pública sobre isso está dividida: 44% acreditam que Lula teve mais vitórias do que derrotas, enquanto 42% pensam o contrário.

A análise sugere que o aumento da rejeição a Lula ocorreu principalmente entre os estratos da classe média, com aumento significativo entre aqueles que ganham de 2 a 10 salários mínimos. Isso pode refletir influências da agenda de valores, fastio com o sistema político e uma sensação de desamparo do Estado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link