Datafolha mostra que Lula é muito mais líder que Bolsonaro; entenda

Atualizado em 8 de dezembro de 2025 às 16:05
O presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, entre os dias 2 e 4 de dezembro, revelou que o presidente Lula é visto como a principal liderança da esquerda por 56% dos brasileiros, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro é identificado como o maior nome da direita por 35%.

O levantamento, que ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios, revela uma maior coesão em torno de Lula no campo da esquerda, enquanto a direita está mais fragmentada.

A pesquisa também revelou um alto índice de desconhecimento, com 36% dos entrevistados não sabendo identificar o maior nome da direita e 30% apontando a mesma falta de conhecimento sobre a liderança à esquerda.

Entre os eleitores do PT, 46% afirmaram não saber quem é o maior nome da direita, e 16% chegaram a identificar Lula como a principal liderança desse campo.

No total, considerando todos os entrevistados, Lula aparece em segundo lugar entre os nomes associados à direita, com 9%, superando figuras como o governador Tarcísio de Freitas, com 5%, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 2%. A surpresa fica por conta do senador Flávio Bolsonaro, que, mesmo com sua pré-candidatura à presidência, obteve apenas 1% das menções.

Michelle Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação

No entanto, na análise das lideranças à esquerda, Lula se mantém disparado na frente. Curiosamente, o ex-presidente Bolsonaro foi apontado como líder da esquerda por 5% dos entrevistados. Na sequência, aparecem nomes como o ministro do STF Alexandre de Moraes (2%) e o ministro da Fazenda Fernando Haddad (1%).

A pesquisa mostra que, enquanto na direita há uma fragmentação considerável, a esquerda permanece mais coesa em torno de Lula, com apenas 2% dos entrevistados dizendo não haver uma liderança clara nesse campo.

A pesquisa também revelou que, entre os eleitores que se identificam com o bolsonarismo, 52% consideram Bolsonaro como a principal liderança de sua ideologia, enquanto 60% dos petistas veem Lula como a maior figura da esquerda.

Por outro lado, entre os petistas, apenas 20% apontam Bolsonaro como líder à direita, e 51% reconhecem Lula como o principal nome do campo oposto. Os dados indicam a atual indefinição sobre o sucessor do ex-presidente dentro de seu campo político, especialmente após o lançamento da pré-candidatura de Flávio.

Há quem veja a candidatura como um blefe, com especulações de que o governador Tarcísio poderia ser o candidato mais forte da direita em 2026. Outros, no entanto, acreditam que o lançamento da candidatura do senador visa fortalecer sua posição política frente a Michelle Bolsonaro, com quem recentemente teve atritos.

Por outro lado, a forte coesão em torno de Lula dentro da esquerda pode representar um desafio no futuro, uma vez que a pesquisa não aponta um crescimento significativo de uma liderança alternativa mais jovem, como Fernando Haddad ou Guilherme Boulos.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.