Datafolha: o surpreendente apoio de jovens de direita a Lula

Atualizado em 27 de julho de 2022 às 14:01
Lula soma apoio de jovens, segundo Datafolha
Foto: Reprodução

O apoio de jovens de direita e centro ao ex-presidente Lula (PT) surpreende nas pesquisas. Segundo levantamento do instituto Datafolha, divulgado nesta quarta-feira (27), o domínio do petista sobre as preferências eleitorais dos jovens das capitais ocorre mesmo diante de um posicionamento político bem distribuído: 31% se dizem de esquerda, 30%, de centro, e 33%, de direita.

Entre os que se consideram de direita, a vantagem de Bolsonaro sobre Lula é pequena: 42% a 35%. Na esquerda, o candidato do PT ao Palácio do Planalto chega a 78% das intenções de voto, contra 11% do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e 4% do atual presidente. Entre eleitores de centro, 40% votam em Lula, 19% em Ciro e 14% em Bolsonaro.

No geral, o ex-presidente Lula está 31 pontos percentuais à frente do atual presidente entre o eleitorado jovem. O petista tem 51%, contra 20% de Bolsonaro. Lula também mostra força na pesquisa espontânea e venceria um segundo turno contra o atual presidente nesse segmento.

A pesquisa Datafolha realizada de forma presencial foi feita com 935 pessoas entre 16 e 29 anos anos em 12 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém) nos dias 20 e 21 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link