Datafolha: petismo predomina entre católicos e bolsonarismo entre evangélicos

Atualizado em 24 de dezembro de 2025 às 18:58
Presidente Lula e o padre Júlio Lancellotti. Foto: Ricardo Stuckert

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (24) revela dados sobre a divisão política entre os católicos e evangélicos no Brasil. Com informações da Folha de S.Paulo.

O levantamento aponta que o petismo é predominante entre os católicos, com 48% de apoio, enquanto o bolsonarismo lidera entre os evangélicos, com 47%. A pesquisa, realizada entre 2 e 4 de dezembro, ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios do país, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

O estudo detalha ainda as características demográficas dos simpatizantes de cada corrente política. O petismo é mais concentrado entre as mulheres (42%), aposentados (45%), moradores do Nordeste (49%) e pessoas com escolaridade até o ensino fundamental (52%). Já o bolsonarismo prevalece entre os homens (37%), empresários (41%), moradores da região Sul (41%) e pessoas que recebem de cinco a dez salários mínimos (42%).

O então presidente Jair Bolsonaro com o pastor Silas Malafaia. Reprodução

A pesquisa também mostra que 74% da população se alinha a um dos dois polos políticos predominantes: 40% se identificam mais com o Partido dos Trabalhadores (PT) de Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 34% se alinham com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A polarização é especialmente forte entre os mais velhos, com 84% dos entrevistados acima de 60 anos se declarando alinhados a um dos dois lados.

Esse cenário de polarização se reflete nas altas taxas de divisão política no Brasil, evidenciando a continuidade da rivalidade entre os grupos petistas e bolsonaristas. A pesquisa também aponta que a segmentação do eleitorado está intimamente ligada à religião, com os católicos mais inclinados a apoiar Lula e os evangélicos mais alinhados a Bolsonaro.