Datafolha: segurança é o principal problema da cidade de SP para 23%

Atualizado em 11 de março de 2024 às 13:19
Agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo. Foto: Reprodução

Para 23% dos moradores da cidade de São Paulo a segurança é o maior problema do município, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (11). Saúde (16%) e enchentes e canalização do esgoto (9%) aparecem na sequência.

Questionados sobre quais deveriam ser as prioridades do próximo prefeito da cidade, os temas mais citados são segurança (18%), saúde (17%) e, empatados em terceiro lugar, educação e situação das pessoas em situação de rua (11%).

Os dois primeiros temas seguem liderando a avaliação de eleitores questionados sobre os temas prioritários para melhorar suas próprias vidas, com 22% e 18% respectivamente. O terceiro lugar nesse caso passa a ser emprego, com 16% das menções.

Cracolândia. Foto: Getty Images

A preocupação com segurança tem liderado a citação de moradores da capital paulista desde pesquisa realizada em agosto de 2023. Na ocasião, o tema foi apontado como mais preocupante do que o atendimento de saúde pela primeira vez em 11 anos.

No último ano, bairros centrais registraram altas recordes de furtos e roubos, intensificados principalmente pela dispersão da cracolândia.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.090 eleitores na capital paulista entre os dias 7 e 8 de março. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link