Datafolha: Veja a diferença de Lula e Bolsonaro entre evangélicos e católicos

Atualizado em 15 de outubro de 2022 às 8:10
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Reprodução

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (14), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua liderança entre católicos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) continua com a preferência do eleitorado evangélico.

De acordo com o segundo levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno, o petista passou de 55% para 57% das intenções de voto entre os católicos. Bolsonaro, por sua vez, oscilou negativamente de 38% para 37%. Os que pretendem votar em branco ou anular somam 4%. Os indecisos são 2%.

Já entre o eleitorado evangélico, o chefe do Executivo subiu de 62% para 65%. Já o ex-presidente manteve os mesmos 31% de votos da última pesquisa. Entre os que irão votar Branco ou Nulo são 3%, enquanto os indecisos têm 1%

As variações registradas na segunda pesquisa do Instituto ocorreram dentro das margens de erro, que são de três pontos percentuais para católicos e quatro para evangélicos.

Lula também manteve a liderança entre as mulheres e o empate técnico entre homens nas intenções de voto de segundo turno.

Tanto o petista quanto o presidente variaram um ponto percentual para cima no eleitorado feminino na última semana, levando o placar a 51% contra 42%. Provavelmente a oscilação vem das que pretendiam votar em branco ou nulo, que passaram de 7% para 5%. Outras 2% continuam indecisas.

No público masculino, Lula abriu dois pontos de diferença de Bolsonaro, mas eles continuam empatados tecnicamente. O ex-presidente agora tem 48% e o atual mandatário, 46%. Os mesmos 5% pretendem anular, e 1% ainda não decidiu.

O levantamento ouviu 2.898 pessoas nesta quinta (13) e nesta sexta (14). A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-01682/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link