DataPoder: Bolsonaro tem 33% dos votos válidos e Haddad, 27%

Atualizado em 5 de outubro de 2018 às 0:27
Fernando Haddad e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Fotos Públicas

Publicado no Facebook de Luís Costa Pinto

Sobre pesquisas e o “voto desavergonhado” × o “voto silencioso”

Camaradas,

Hoje saíram novos números do DataFolha e do DataPoder360. São empresas que realizam pesquisas por métodos diferentes.

O DataFolha usa o ponto de fluxo.

O que vem a ser isso? 

Os entrevistadores postam-se em pontos públicos de maior fluxo de gente nas cidades determinadas – terminais de ônibus, estações de metrô, saídas de colégios e universidades, praças, zonas comerciais etc – e vão selecionando os entrevistados.

Obviamente, muitas vezes, formam-se rodas em torno dos profissionais entrevistadores. Não raras vezes se cria um burburinho.

Como há uma onda evidente pró-Bolsonaro, sobretudo nos maiores centros, algumas pessoas têm vergonha de admitir que votarão em outro candidato ante o anúncio desavergonhado de quem proclama seu voto com boçalidade e arrogância.

E, ali, vez ou outra, um ou outro muda o voto. Mudança transitória para seguir a onda. É o “voto desavergonhado” seguido pelo voto-modinha. Isso, potencialmente, causa algum desvio ou viés. 

O DataPoder360 realiza entrevistas por telefone – ligações para números celulares e fixos. Cada número de telefone é associado a um CEP, e o código postal de registro dá então a localização do dono do telefone.

É a partir desse dado que se faz o cruzamento para a estratificação do entrevistado com base nas informações que ele também fornece na entrevista.

O pesquisado usa as teclas para determinar suas escolhas. Assim, sente-se potencialmente mais protegido e menos vulnerável à influência de “ondas” ou de arrivistas.

As pesquisas telefônicas, usadas à larga nos EUA, na França, na Alemanha, por exemplo, começaram a ser massificadas esse ano no Brasil. E já possuem um banco amostral robusto.

Ouso afirmar que tendem a refletir melhor e mais corretamente o resultado momentâneo das intenções de voto – porque é a expressão do “voto silencioso” do entrevistado.

Dadas as ressalvas, e como já está circulando na Newsletter Drive, do Poder360, há quase 1h, publico duas tabelas cruciais do mais recente DataPoder360.

Bolsonaro tem 33% dos votos válidos e Haddad, 27%.

Na estimulada, Bolsonaro tem 30%, Haddad 25% e Ciro 15%.