
O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Luiz Datena, apresentou uma notícia-crime contra Pablo Marçal (PRTB), nesta terça-feira (17). O jornalista acusa o coach de calúnia, injúria, difamação e falsa comunicação de crime. A ação judicial foi motivada por um vídeo publicado nas redes sociais de Marçal, no qual ele acusa o apresentador de ser um “estuprador”, utilizando o termo “jack”, uma gíria comum nas prisões para detentos que cometem tal crime.
Na peça apresentada por seus advogados, Datena contesta as graves acusações e pede que a Justiça Eleitoral tome providências. Em contrapartida, a campanha do bolsonarista afirma que a ação do candidato tucano não possui “respaldo nos bens jurídicos tutelados” e alega que a iniciativa do apresentador é uma tentativa de justificar a agressão ocorrida no debate da TV Cultura, quando Datena atingiu Marçal com uma baqueta.
No episódio que culminou na expulsão do jornalista do debate, o apresentador reagiu a um ataque verbal de Marçal. O candidato do PRTB mencionou uma denúncia de assédio sexual contra Datena, feita pela repórter Bruna Drews em 2019. A acusação, que envolvia uma suposta conduta imprópria, foi arquivada, mas o coach usou o caso para questionar a integridade do adversário durante o debate.
Datena se defendeu, relembrando que a denúncia foi desmentida e o processo, arquivado. “Foi uma acusação que a polícia não encontrou provas e o Ministério Público arquivou. A pessoa que me acusou se retratou publicamente”, afirmou o apresentador, visivelmente irritado.
Após o debate, Datena não expressou arrependimento por sua reação violenta. “Infelizmente, perdi a cabeça e a agressão foi uma reação humana que não pude conter”, declarou o candidato, em um vídeo divulgado pela jornalista Mônica Bergamo.
Ele atribuiu sua explosão emocional à dor de relembrar as falsas acusações de assédio, que, segundo ele, impactaram profundamente sua vida pessoal e profissional. “Tive que responder por algo que não cometi, jamais faria isso com uma mulher”, disse ao relembrar sua sogra, que segundo ele teria morrido após sofrer três AVCs causados pelo estresse da época.
Marçal, por sua vez, não recuou. Após a confusão, ele deixou o debate afirmando que buscaria atendimento médico e continuou provocando seu rival. Chamou o adversário de “mentiroso” e “comunista” e exigiu um pedido de desculpas às mulheres. “Você é só um mentiroso, comunista, e precisa saber disso. Tem gente aqui que não respeita mulher, e essa pessoa é o Datena”, atacou o candidato do PRTB.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line