DCE da UFF é incendiado durante homenagem a Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB

Atualizado em 7 de setembro de 2019 às 13:24
Bombeiros em frente ao prédio do DCE da UFF.

Publicado no Facebook de Paulo Eduardo Gomes

INCÊNDIO NO DCE DA UFF DURANTE HOMENAGEM DE EX-ESTUDANTES A FERNANDO SANTA CRUZ
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ex-estudantes da UFF da década de 70 que se autodenominam UffSauros marcaram uma festa de confraternização nesta noite de sexta-feira (06-09) no DCE da UFF onde fizeram uma homenagem ao militante Fernando Santa Cruz, que empresta seu nome ao prédio.

A professora Dora Santa Cruz, irmã de Fernando e tia do atual Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, estava presente ao evento recebendo a homenagem quando supostamente vândalos de extrema direita começaram a colocar fogo nas esculturas que ficam localizadas na frente do prédio.

A fumaça se espalhou por todo o prédio, que precisou ser parcialmente evacuado. O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente e encontrou dificuldade para atenuar o fogo que parece ter sido criminosamente ateado com algum produto altamente inflamável.

Os bombeiros ficaram por mais de meia hora para atenuar realmente o fogo nas estátuas. Logo após a festa continuou e o DCE foi normalmente reocupado pelas tradicionais atividades culturais de estudantes e ex-estudantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Vereador do PSOL em Niterói, Paulo Eduardo Gomes, estava presente ao evento e também teve que deixar o prédio por conta da fumaça.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Apesar deste fato ainda precisar ser investigado, tudo indica que se trata de mais uma manifestação de ódio de setores da extrema direita. Recentemente aprovamos um título de cidadão niteroiense post mortem para o Fernando Santa Cruz e de forma alguma iremos recuar de nossas manifestações em homenagem a pessoas que lutaram e enfrentaram os tempos sombrios da ditadura militar. Meu mandato irá cobrar uma investigação apurada do que aconteceu aqui hoje e não iremos tolerar nenhum crime de ódio em nossa cidade”, afirmou o Vereador que irá encaminhar um pedido de investigação também para a Superintendência da Polícia Federal que é responsável por investigações de crimes no âmbito da Universidade Federal.