DCM Ao Meio-Dia: 900 militares abusam da mamata de Bolsonaro; o alerta de Bruno antes de desaparecer na Amazônia

AO VIVO. Renzo Mora e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Daniel Cara. Veja o DCMTV

Atualizado em 15 de junho de 2022 às 12:33
DCM Ao Meio-Dia: 900 militares abusam da mamata de Bolsonaro; o alerta de Bruno antes de desaparecer na Amazônia
DCM Ao Meio-Dia: 900 militares abusam da mamata de Bolsonaro; o alerta de Bruno antes de desaparecer na Amazônia. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Militares na mamata são o assunto. AO VIVO. Renzo Mora e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Daniel Cara. Veja o DCMTV.

Recentemente, foi identificado pela Controladoria-Geral da União (CGU) que pelo menos 930 militares ficaram mias tempo que o permitido pela lei. Ou seja, eles ficaram mais de dois anos em cargos no governo Bolsonaro, o que não é permitido pelo decreto de 2019 que regula esse tempo.

Já na atual gestão, foi estabelecido o prazo máximo de dois anos para que militares sejam requisitados por órgãos civis federais. No entanto, de acordo com a CGU, esse período não tem sido seguido, principalmente pela falha de comunicação entre o Ministério da Economia, que controla a gestão de pessoas de postos civis, e o Ministério da Defesa.

Segundo a Controladoria, outro ponto mapeado também foram eventuais casos de “má-fé” entre os agentes, que sabem do prazo, mas não o seguem. Outras irregularidades também foram apresentadas em relatório na última quarta-feira (09). Além do alargamento do tempo, foram identificados pelo menos R$ 5,79 milhões pagos em salários acima do teto do funcionalismo a militares atuantes em cargos da administração pública em um único mês.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Dossiê aponta que Bolsonaro transformou a Funai numa organização anti-indígena

2 – DCM Ao Meio-Dia: “Mark Ruffles”: Bolsonaro xinga ator de Hulk enquanto afunda sem rumo 

3 – DCM Ao Meio-Dia: Lula é mais honesto em pesquisa censurada; Serrano fala do desparecimento de Dom e Bruno

Isso porque o salário máximo que um funcionário público pode receber é equivalente ao valor recebido por ministros do STF, que era de R$ 39,2 mil mensais em dezembro de 2020.

Além de militares atuantes, pensionistas também receberam mais que o teto no período. A CGU cobrou melhorias diretamente à Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia a respeito dessas irregularidades.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM AO MEIO-DIA