DCM Ao Meio-Dia: Eduardo Bolsonaro ameaça golpe em podcast; Polícia conclui inquérito do caso do petista assassinado

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o advogado indigenista Alvaro Gonzaga. Veja o DCMTV

Atualizado em 15 de julho de 2022 às 12:31
DCM Ao Meio-Dia: Eduardo Bolsonaro ameaça golpe em podcast; Polícia conclui inquérito do caso do petista assassinado
DCM Ao Meio-Dia: Eduardo Bolsonaro ameaça golpe em podcast; Polícia conclui inquérito do caso do petista assassinado. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Eduardo Bolsonaro. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o advogado indigenista Alvaro Gonzaga. Veja o DCMTV.

Na última segunda-feira (11/07), durante uma entrevista para um podcast, o deputado Eduardo Bolsonaro declarou que que não aceitará eleições fraudadas e criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Questionado pelo entrevistador, Eduardo recuou e disse que não sabe se a próxima eleição será fraudada e negou “pisar fora das quatro linhas”.

Quando foi perguntado se o governo Bolsonaro aceitaria os resultados da eleição de outubro, Eduardo Bolsonaro afirmou: “Eu não vou aceitar eleição fraudada. Você aceitaria?”. Pouco antes, na entrevista, o parlamentar havia lançado dúvidas sem provas sobre a urna eletrônica: “Meus representados não têm a segurança de que aquilo que eles digitam lá vai ser contado em Brasília de maneira apropriada”. A declaração foi em entrevista ao podcast Talk Churras.

Depois que foi cobrado por provas dessa suposta fraude, Eduardo Bolsonaro titubeou. Citou boatos já desmentidos pela Justiça Eleitoral, como o de urnas registrando o número do PT automaticamente ou de que a urna não é auditável. Na quarta-feira (13/07), o Tribunal de Contas da União, órgão ligado ao Poder Legislativo, reafirmou a segurança das urnas eletrônicas.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Lula tenta atrair 3ª via e diz a senadores que vencer no 1º turno é fundamental contra golpismo

2 – DCM Ao Meio-Dia: Com ajuda dos irmãos de Marcelo Arruda, Bolsonaro e asseclas tentam culpar o morto

3 – DCM Ao Meio-Dia: Lula no 1° turno é a resposta à barbárie; Marcelo Arruda e os ataques a policiais de esquerda

Questionado mais uma vez sobre sua declaração de que não aceitaria “uma eleição fraudada”, entrou em contradição: “Não, eu não falei isso. Ah, não, fraudada acho que ninguém aceitaria. E eu não estou falando que a eleição de agora será fraudada. Não tenho bola de cristal. Estou me precavendo de a Folha [Folha de S. Paulo] não botar um headline [manchete] lá e falar que eu vou causar um problema no Brasil”. E admitiu: “Não tenho como comprovar que [a eleição] foi fraudada”. Em seguida, o entrevistador perguntou o que aconteceria se o governo não aceitasse a eleição e questionou se haveria um golpe no Brasil. Eduardo Bolsonaro tergiversou e não rechaçou um golpe: “A gente não pode trabalhar com esse exercício de futurologia. O jogo ainda está rolando”.

Então, o entrevistador indagou se seria uma tomada de poder. “Não, negativo”, disse o deputado. O anfitrião do podcast insistiu e cobrou o que seria a etapa seguinte a não aceitar o resultado eleitoral. “Mas eu não estou falando disso”, minimizou Eduardo. Ela ainda disse que está tentando suavizar o que havia afirmado poucos minutos antes: “Só uma democracia permite que você conteste o resultado de uma eleição”, acrescentando: “Dentro de um processo eleitoral. Mas não estou falando nada de pisar fora das quatro linhas”.

Também sem apresentar provas ou justificativas, Eduardo Bolsonaro acusou o TSE de aumentar a tensão do país. “O TSE resolve tensionar as coisas. Agora eles convidaram as Forças Armadas, as Forças Armadas estão fazendo sugestões a eles, e espero que eles acatem minimamente essas sugestões”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM AO MEIO-DIA