DCM Ao Meio Dia: Marcos Caseiro fala da varíola do macaco, covid, Bolsonaro e os riscos à nossa saúde

Atualizado em 28 de maio de 2022 às 13:50
DCM Ao Meio Dia: Marcos Caseiro fala da varíola do macaco, covid, Bolsonaro e os riscos à nossa saúde
Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Varíola do macaco é o assunto. AO VIVO. Cassio Oliveira faz o giro de notícias e conversa com o médico infectologista Marcos Caseiro, pré-candidato a deputado federal (PT/SP). Veja o DCM TV.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a adoção de medidas de proteção em aeroportos e aeronaves, na tentativa de adiar a chegada da varíola dos macacos ao Brasil. Foram confirmados por volta de 180 ocorrências da doença pelo mundo desde o início do mês.

A infecção em questão é viral, geralmente leve, sendo endêmica em partes da África Ocidental e Central. A varíola dos macacos se espalha principalmente por contato próximo e, até o recente surto, raramente era vista em outras partes do mundo. Foi instituída uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola do macaco no Brasil pelo Ministério da Saúde.

Foi dito em nota que “a Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população”.

E completa: “Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças”.

Segundo a agência, as recomendações protegem não só contra a varíola e a Covid-19, mas também contra muitas doenças infectocontagiosas.

VEJA O DCM AO MEIO-DIA

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link