DCM Ao Meio-Dia: STF avalia ação do Google contra PL das Fake News como abuso de poder econômico

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o jurista Lenio Streck. Veja o DCMTV

Atualizado em 2 de maio de 2023 às 13:04
DCM Ao Meio-Dia: STF avalia ação do Google contra PL das Fake News como abuso de poder econômico
DCM Ao Meio-Dia: STF avalia ação do Google contra PL das Fake News como abuso de poder econômico. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Google é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com o jurista Lenio Streck. Veja o DCMTV.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a ação do Google contra a aprovação do PL das Fake News, projeto que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, configura abuso de poder econômico.

De acordo com informações do colunista Valdo Cruz, do G1, ministros afirmaram que, se for confirmado que a plataforma direcionou e aumentou a disseminação de ataques ao projeto, ela poderá ser punida.

O que o Google fez

Ao usar a plataforma, usuários se deparam com um link embaixo da caixa de busca, com os dizeres: “O PL das fake news pode piorar sua internet” e “aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. O link direciona o internauta para uma publicação do Google com inúmeras críticas ao projeto.

As big techs, no entanto, partiram para uma ofensiva para tentar derrotar o projeto de lei das fake news, buscando atrair o apoio de deputados, principalmente da direita.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link