DCM Café da Manhã. Áudios do STM revelam horror das torturas da ditadura

Atualizado em 19 de abril de 2022 às 9:36
DCM Café da Manhã: Áudios do STM revelam horror das torturas da ditadura
DCM Café da Manhã
Foto: Arquivo DCM

Café da Manhã do DCM, com análises e informações sobre o Brasil e o mundo. Às 9 horas, bate papo com o jornalista Bruno Paes Manso, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), autor do livro ” A República das Milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”, ganhador do Prêmio Jabuti de 2021.

Na conversa os áudios revelados pelo STM, sobre torturas na ditadura militar; o julgamento de Daniel Silveira, no STF; o calote do governo com as polícias da União, na questão do reajuste salarial; e a ação das milícias bolsonaristas – físicas e virtuais – durante o período eleitoral. Logo após, tem Café Anti-Colonial, com Renzo Mora e Fabrício Rinaldi, que recebem Alberto Cantalice, da Fundação Perseu Abramo. Moderação: Maria Fernanda Passos

Os áudios vazados comprovam práticas de tortura nas décadas da Ditadura Militar

Áudios do STM revelam horror das torturas da ditadura
Muro com critica a Ditadura atrás de soldados
Foto: Reprodução

Segundo informações divulgadas pela jornalista Miriam Leitão, foram acessados, em 2015, 10 mil horas de gravações das sessões secretas do Superior Tribunal Militar e identificaram áudios que comprovam a prática de tortura durante o período da ditadura militar. Os arquivos foram acessados pelo advogado Fernando Fernandes e o historiador Carlos Fico, titular de História do Brasil da UFRJ.

As gravações são dos anos de 1975 a 1985. Em 2006, Augusto Fernandes pediu acesso ao material, mas o STM se recusou a fornecer. Em 2011, a ministra Cármen Lúcia liberou o fornecimento do material, porém a ordem só foi cumprida quando o Plenário do STF acompanhou o voto da ministra. Assim, o advogado obteve o acesso em 2015 e as centenas de fitas de rolo com as gravações passaram a ser digitalizadas.

Segundo Miriam, em uma das sessões é confirmado um caso de aborto durante tortura. “Fato mais grave suscita exame, quando alguns réus trazem aos autos acusações referentes a tortura e sevícias das mais requintadas, inclusive provocando que uma das acusadas, Nádia Lúcia do Nascimento, abortasse após sofrer castigos físicos no Codi-DOI”, confirmam áudios.

Confira a live abaixo:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link