CPI do MEC é assunto. AO VIVO. Café da Manhã do DCM com o jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, nosso convidado de todas as segundas-feiras.
Às 9h, bate papo também com o físico Sérgio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e atual integrante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.
Na conversa o avanço da violência contra os guaranis kaiowa, no Mato Grosso do Sul; das novas pesquisas de intenção de voto, com Lula a frente; das ligações de Bolsonaro com o esquema de corrupção no MEC; das revelações do ex-presidente da Petrobras Roberto Castelo Branco; e o legado de destruição do bolsonarismo na pesquisa científica.
Logo após tem Café Anti-Colonial com Renzo Mora e Fabrício Rinaldi, que recebem o convidado de todas as segundas-feiras, Roberto Tardelli. Moderação: Maria Fernanda Passos.
Assista à nossa live:
A CPI do MEC caminha para acontecer, o que desespera o presidente Jair Bolsonaro (PL), que já teve sua relação com o caso de corrupção exposto. Na última quarta-feira (22), os senadores Randolfe Rodrigues e Jorge Kajuru afirmaram ter conseguido 27 apoios necessários para instalação de uma CPI.
Tanto o ex-ministro como os pastores Arilton Moura e Gilmar Mendes são alvos do inquérito que investiga, por meio de acusações de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa, e tráfico de influência. Além disso, foi descoberto, por meio de áudios, que o presidente também fez parte do esquema.
Na gravação, o ministro diz que foi uma solicitação do presidente Bolsonaro e menciona pedidos de apoio que seriam supostamente direcionados para construção de igrejas.