DCM Café da Manhã: Desesperado, Bolsonaro tenta baixar preços com manobra fiscal

Atualizado em 7 de junho de 2022 às 9:18
DCM Café da Manhã: Desesperado, Bolsonaro tenta baixar preços com manobra fiscal
DCM Café da Manhã capa, 07/06
Foto: Reprodução

Bolsonaro é assunto. AO VIVO. Café da Manhã do DCM com notícias e informações sobre o Brasil e o mundo. Às 9h30, bate papo com João Gordo, vocalista da icônica banda de punk rock Ratos do Porão.

Na conversa as manobras fiscais propostas por Bolsonaro para baixar os preços dos combustíveis, às vésperas das eleições; o julgamento do bolsonarista Fernando Francischini, no STF; e o desprezo do Ministério da Defesa em relação ao jornalista inglês e ao indigienista brasileiro desaparecido na Amazônia.

Logo após, tem Café Anti-Colonial com Renzo Mora e Fabrício Rinaldi que recebem Zé Cassio. Moderação: Maria Fernanda Passos.

Assista à nossa live:

Desesperado, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (6) que o governo federal aceitará compensar estados por perdas de arrecadação com o projeto de lei que estabeleceu uma alíquota máxima para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos combustíveis.

No entanto, o presidente quer que as federações derrubem a alíquota do ICMS para zero, tanto no diesel como no gás de cozinha. O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que a compensação custará ao governo federal entre R$ 25 bilhões e R$ 50 bilhões e que deve valer até dia 31. De acordo com Bolsonaro, os governadores também poderão ser ressarcidos pela União

Ainda segundo o presidente, a proposta do governo prevê ainda que os impostos federais sejam zerados sobre a gasolina se os governadores aceitarem reduzir suas alíquotas de ICMS sobre o combustível para o teto de 17% previsto no projeto de lei que tramita no Congresso.

“Nós estamos mantendo o nosso duplo compromisso. Primeiro, nós vamos proteger a população brasileira novamente. O governo federal transferindo recursos, não para dar um subsídio, mas para transferir recursos exatamente para permitir redução de impostos, que sempre foi o nosso programa”, declarou Paulo Guedes.

O ministro disse que “todas as economias do mundo” estão buscando formas de reduzir a carga tributária para lidar com a inflação. “Quer dizer, 11 dos 14 mais importantes países europeus estão estudando formas de baixar impostos, os estados americanos estão baixando impostos”, afirmou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link