DCM Café da Manhã: Fim do SUS e da educação pública: milicos que odeiam o Brasil

Atualizado em 24 de maio de 2022 às 9:36
Fim do SUS e da educação pública: milicos que odeiam o Brasil
DCM Café da manhã capa
Foto: Reprodução

Café da Manhã do DCM com notícias e informações do Brasil e do mundo. Às 9 horas, bate papo com o jornalista Renato Rovai, da Revista Fórum, e o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC, autores do livro “Como derrotar o fascismo em eleições e sempre”.

Na conversa as trocas de presidentes na Petrobras; o manifesto de extrema-direita dos militares conta o SUS e a educação pública; o aumento da miséria no governo Bolsonaro; e o avanço da candidatura Lula-Alckmin nos estados.

Logo após segue o Café Anti-Colonial com Renzo Mora e Cassio Oliveira, que recebem a historiadora Pietra Diwan. Moderação: Maria Fernanda Passos.

Veja nossa live

O plano da extrema-direita para o Brasil de 2025

Na última quinta-feira (19), representantes da extrema-direita e bolsonaristas estiveram em evento, no Instituto Vilas Bôas, em que foi apresentado um projeto sobre o Brasil de 2035, caso for governado por eles. No evento, estava o vice-presidente Hamilton Mourão. O documento possui 93 páginas com 37 temas.

Em uma das propostas, que contaram com a participação também de militares, seria o fim da gratuidade do sistema de saúde e das universidades públicas. Por exemplo, o pagamento de mensalidades pela classe média a Universidades Publicas e por atendimento no SUS. Isso em uma eventual candidatura de Bolsonaro.

O projeto foi coordenado pelo general Luiz Eduardo Rocha Paiva, ex-presidente do grupo Terrorismo Nunca Mais (Ternuma), ONG de Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador condenado por crimes na Ditadura Militar.

No documento, também foi citado a questão do ensino no país, onde afirmaram, que em 2025, “os currículos foram ‘desideologizados’ e hoje são constituídos por avançados conteúdos teóricos e práticos, inclusive no campo social, reforçando valores morais, éticos e cívicos e contribuindo para o progressivo surgimento de lideranças positivas e transformadoras”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link