DCM Café da Manhã: Lula vai recriar Brics e tornar diplomacia independente

Atualizado em 6 de maio de 2022 às 8:39
DCM Café da manha: ca Lula diz que vai recriar Brics e retomar diplomacia independente
DCM Café da manhã com os diabos velhos Kiko Nogueira e Leandro Fortes, falando sobre tudo e sobre todos.
Foto: DCM

Café da Manhã do DCM com os diabos velhos Kiko Nogueira e Leandro Fortes, falando sobre tudo e sobre todos. Às 9h30, bate papo com Josep Plans, da Equipe de Articulação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Amazônia, entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

NA conversa o cerco aos ianomâmis, por garimpeiros; o drama de mais de 100 mil pessoas afetadas, na última década, pela violência no campo, na Amazônia; a liberação de agrotóxicos banidos; a fala de Lula sobre a recriação dos Brics; e a insistência da mídia em pautar o que o ex-presidente pode ou não pode dizer.

Logo após, tem Café Anti-Colonial com Renzo Mora e Fabrício Rinaldi, que recebem o convidado de todas as sextas-feiras o cientista político Rudá Ricci. Moderação: Maria Fernanda Passos.

Assista a nossa live:

Lula vai voltar a fortalecer relações com os países do Brics

Na última quinta-feira (05), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento na Universidade de Campinas (Unicamp), falou que o Brasil deve fortalecer suas relações com os países do Brics, (África do Sul, Rússia, Índia, China e Brasil). Em seu discurso, o pré-candidato a presidência do Brasil afirmou que o bloco é uma das possibilidades de mudar a ordem econômica, mas que enfraqueceu, principalmente no governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Com Bolsonaro, os Brics estão um pouco fragilizados. Eles são possibilidade de mudar a ordem econômica mundial. O Brasil quer ter boa política com os Estados Unidos, mas a gente quer ser respeitado”, reiterou.

No momento ele conversou com os estudantes na aula magna da Universidade e defendeu os programas de inserção na universidade, Sisu, ProUni e Fies.

“Não queremos tirar o lugar de ninguém. O que queremos é igualdade de oportunidades. O Fies e o Prouni foram a revolução que permitiu que a gente saísse de 3,5 milhões de alunos na universidade para 8 milhões de alunos. Mais importante ainda, que a gente tivesse 51% dos estudantes negros e pardos pela primeira vez na história desse país”, disse Lula.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link