DCM Café da Manhã: Presença do União Brasil vira dor de cabeça para o governo Lula

Atualizado em 5 de janeiro de 2023 às 8:06
DCM TV

AO VIVO. Cafezão da Manhã especial Quinta dos Infernos, com os diabos velhos Kiko Nogueira e Leandro Fortes, falando sobre tudo e sobre todos. Às 10h30 bate-papo com o Assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, Nilmário Miranda. Moderação: Maria Fernanda Passos.

União Brasil e o governo Lula

Após o veto do PT às indicações do União Brasil com a equipe ministerial, o líder do partido na Câmara dos Deputados, o deputado Elmar Nascimento (União), informou que a legenda, agora, irá manter uma posição de “independência” em relação ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O Partido seguirá independente. Os Ministros filados ao União Brasil não foram indicações nem da Executiva Nacional e nem da liderança. Não há nenhuma proibição para que algum filiado ocupe cargo. Mas o posicionamento da bancada demonstrará a nossa independência”, afirmou o deputado.

Segundo o colunista Tales Farias, do UOL, a resistências do PT contra o nome de Elmar para comandar o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) partiram, principalmente, de governadores do Nordeste. Por sua vez, para tentar contornar o conflito, o petista foi aconselhado a nomear o deputado federal pela Bahia, Paulo Azi (União), que é da mesma legenda que Elmar.

Até então, a ideia era trocar a pasta. Ao invés do MDR, que interessa muito aos nordestinos, o presidente eleito pretendia colocar o União no comando do ministério das Comunicações. Porém, entidades sindicais ligados ao PT começaram a criticar publicamente a escolha, falando que o comando deveria ficar com partidos de esquerda.

Os vetos explícitos irritaram a chefia do União, alimentando a ideia de dentro da bancada em manter-se em oposição ao futuro governo. O comando da legenda não esperava que houvessem vetos ao partido, menos ainda a Elmar, por ter “ajudado” a aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link