De olho nas eleições de 2024, centrão manobra doações da Codevasf para turbinar campanhas de bolsonaristas

Atualizado em 11 de junho de 2023 às 8:20
Fachada da sede da Codevasf em Brasília. Foto: reprodução

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) foi criada há 50 anos para levar irrigação no semiárido brasileiro, em estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

Mas, no governo de Jair Bolsonaro (PL), a Companhia virou uma “loja de políticos”, em que aliados no Congresso usam emendas para comprar máquinas, veículos, equipamentos e obras de pavimentação, tudo a fim de direcionar orçamento e produtos para seus redutos eleitorais.

No povoado de Palmeira, por exemplo, que fica na zona rural de Amargosa e a 242 km de Salvador, a unidade da Codevasf foi entregue ao suplente de vereador Renato Bastos (União), que faz oposição ao prefeito da cidade, Júlio Pinheiro (PT). Bastos é aliado ao deputado federal Dal Barreto (União).

Aliados de parlamentares bolsonaristas na presidência de filiais da Companhia são padrões em outras cidades de pequeno e médio porte. Assim, é possível realizar doações de equipamentos pela Codevasf para associações turbinarem aliados de deputados do centrão que vão disputar as eleições municipais de 2024. Com informações da Folha.

As doações são entregues com clima festivo, faixas, cartazes, balões e carreatas, tudo para evidenciar ao máximo os nomes dos aliados ao bolsonarismo. E esse caminho de concessões driblam o caminho tradicional de entregas de máquinas para prefeituras e alimentam o que chamam de “banda B” da política municipal, que são grupos liderados por vereadores e ex-prefeitos da oposição.

A falta de critérios técnicos ou programas de governo que seriam o caminho para determinar os responsáveis pela Codevasf Brasil afora, ao invés de canetadas e emendas de parlamentares, já é abordada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Mas a única mudança nos últimos meses, com um parlamento ainda mais bolsonarista, é a maior proporção de doações a entidades privadas e menor a prefeituras, o que aumenta o risco de irregularidades. No geral, as entidades representam 361 de 604 doações feitas pela Codevasf neste ano. As beneficiadas vão desde entidades filantrópicas e religiosas até associações de garimpeiros.

Em Amargosa, onde as doações não chegam até a prefeitura petista, uma retroescavadeira de R$ 340 mil foi doada pela Codevasf para a Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Palmeira, Água Branca e Adjacências, entidade fundada em 2019 por Renato Bastos, aliado do deputado Dal Barreto.

Por ficar em posse de uma Associação privada, o equipamento que deveria ser de uso público fica restrito. Para acessar o trator na cidade, os agricultores precisam pagar mais de R$ 60 por hora de uso da máquina.

Nas redes sociais, Dal Barreto comemorou as doações de retroescavadeiras às cidades em que aliados são prefeitos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link