Debates para governador na Band abrem período pré-eleitoral na TV

Em São Paulo a expectativa é o confronto entre Fernando Haddad e o bolsonarista Tarcísio, que aparece na frente do tucano Robrigo Garcia

Atualizado em 7 de agosto de 2022 às 16:07
Foto de urna eletrônica
Urna eletrônica – Reprodução

Publicado originalmente em Rede Brasil Atual

São Paulo – A rede Band realiza neste domingo (7), a partir das 21h, o primeiro debate entre candidatos a governos estaduais das eleições 2022. Na rodada desta noite, serão exibidos debates de nove estados e do Distrito Federal. As emissoras locais da rede exibirão os programas de cada estado pela TV aberta, mas todos serão transmitidos ao vivo no canal de jornalismo da emissora no YouTube.

A lista completa dos debates e os participantes confirmados:

Amazonas
Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos), Marcelo Amil (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Wilson Lima (União Brasil).

Bahia
Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL). ACM Neto, do União Brasil, não confirmou presença até o momento.

Distrito Federal
Ibaneis Rocha (MDB), Izalci Lucas (PSDB), Reguffe (União Brasil), Leila Barros (PDT), Rafael Parente (PSB), Leandro Grass (PV), Keka Bagno (PSOL) e Paulo Octávio (PSD).

Minas Gerais
Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB) e Romeu Zema (Novo).

Paraná
Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT), Angela Machado (Psol), Joni Correia (DC), Ivan Bernardo (PSTU), Solange Ferreira Bueno (PMN), Vivi Mota (PCB) e Adriano Teixeira (PCO). O governador Ratinho Junior, do PSD, candidato à reeleição, informou à Band que não vai participar do debate

Paraíba
O debate do estado da Paraíba contará com Adjany Simplício (PSOL), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Rio de Janeiro
Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT).

Rio Grande do Norte
Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (Solidariedade), Daniel Morais (PSOL) e Styvenson Valentim (Podemos).

Rio Grande do Sul
Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Edegar Pretto (PT), Onyx Lorenzoni (PL), Vieira da Cunha (PDT), Vicente Bogo (PSB), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC).

São Paulo
Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT).

Regra definidas

Primeiro bloco
Nesta primeira rodada de debates, cada candidato terá um minuto para responder uma primeira pergunta escolhida pela produção da Band. A ordem de respostas seguirá da esquerda para a direita, conforme sorteio já realizado. Em seguida, começará a primeira rodada de perguntas entre candidatos. A pergunta terá duração de apenas um minuto e a resposta, quatro minutos, sendo que o tempo será distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica. O candidato terá direito a uma réplica de um minuto e uma tréplica com o restante do tempo.

Segundo bloco
No segundo bloco, jornalistas do Grupo Bandeirantes vão fazer perguntas para os candidatos, podendo escolher quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos vão responder e comentar. A pergunta deverá ter até um minuto; a resposta, dois minutos; o comentário, um minuto; a réplica também terá um minuto.

Terceiro bloco
Neste bloco, o candidato perguntará a outro candidato. A ordem será definida por sorteio. Aqui também todos farão perguntas e vão dar respostas. A pergunta terá duração de apenas um minuto e a resposta, quatro minutos, sendo que o tempo será distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica. O candidato terá direito a uma réplica de um minuto e uma tréplica com o restante do tempo.

Considerações finais
Além dos blocos, cada candidato terá um minuto para considerações finais, em ordem inversa ao início do debate.

Direito de resposta
Caso seja alvo de alguma ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador o direito de resposta. O comitê formado por dois jornalistas e um advogado fará a avaliação do pedido. A resposta será dada no mesmo bloco. Em caso de a solicitação ser aprovada, serão concedidos 45 segundos. Confira abaixo quais candidatos participarão dos debates e quem serão os mediadores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link