Decisão de Mendonça sobre o ICMS é alvo de críticas por parte do STF

Atualizado em 18 de junho de 2022 às 7:53
André Mendonça - criticado pela decisão do ICMS
André Mendonça – criticado pela decisão do ICMS
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro André Mendonça teve sua decisão criticada por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na prática, obriga os Estados a reduzir ICMS sobre diesel. Também foi mal recebido o fato de ele cobrar informações sobre a política de preços da Petrobras.

Na última quarta-feira (15/06), em um julgamento, o ministro já havia dado cinco dias para a AGU (Advocacia-Geral da União) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestarem sobre o tema e apontado que a discussão seria realizada em plenário. A decisão monocrática de Mendonça ainda não tem data para ser analisada pelo colegiado.

Para um ministro, Mendonça “ampliou” o objeto da ação, ao dar cinco dias para que a estatal encaminhe documentos e atos internos em que foram discutidas e estabelecidas as balizas para formação dos preços nos últimos 60 meses, diz o Globo.

O magistrado apontou ainda que a AGU entrou com nova ação no STF sobre o tema e que, “não surpreendentemente”, o órgão, que representa o presidente Jair Bolsonaro (PL), solicitou a distribuição da ação, por prevenção, a Mendonça. O processo, no entanto, foi distribuído por sorteio ao ministro Gilmar Mendes.

A avaliação de parte da Corte é que a decisão de Mendonça extrapolou o pedido inicial e que a discussão sobre se as quotas do ICMS dos combustíveis devem ser uniformes em todo país deveria ser feita na ação relatada por Gilmar.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link