Destaques

Decisão inédita na Justiça: empresa consegue autorização para vender silenciadores

Jair Bolsonaro segurando arma
Foto: Reprodução

Por meio de decretos publicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para flexibilizar a compra e o uso de armas no Brasil, uma empresa conseguiu na Justiça autorização para vender silenciadores a civis. Especialistas dizem que a decisão é inédita no país, segundo o jornal O Globo.

A decisão da juíza Vera Lúcia Feil, da 6ª Vara Federal de Curitiba, contraria um parecer do Exército, que havia negado o pedido da empresa sob o argumento de que o silenciador, “além de se caracterizar como produto controlado e de uso restrito, inclusive no âmbito das forças policiais e de segurança, não se constitui um equipamento essencial para a atividade de tiro desportivo ou de caça”.

A magistrada afirmou que o Exército “se utilizou de conceitos jurídicos abstratos e não demonstrou qualquer dano ou perigo à segurança”. A empresa beneficiada pela sentença da juíza é a Equipamentos Táticos do Sul do Brasil, que tem o nome fantasia AR15Brasil.

No site da loja, há silenciadores entre os produtos oferecidos aos clientes para compra online. O produto “encontra-se indisponível” atualmente. De acordo com a loja, o equipamento “somente será enviado mediante autorização de compra direcionada à AR15Brasil e apostilamento ao seu certificado de registro. A aquisição é autorizada somente aos atiradores e caçadores que realizarem o procedimento. Produto proibido para coleção”.

Para obter a autorização, a empresa alegou que queria a liberação do Exército para que ela tivesse “um produto exclusivo que a faça se tornar mais competitiva em um mercado restrito e em situação de pandemia”.

Na decisão, publicada no último dia 11, a juíza citou os decretos de Bolsonaro e portarias publicadas pelo próprio Exército que facilitaram a compra de armas, munição e acessórios pela categoria de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Segundo a sentença, “existe previsão legal para aquisição de acessórios de armas de fogo, dentre os quais o supressor de ruído, por pessoas jurídicas”.

A magistrada também menciona os decretos sobre armas publicados por Bolsonaro em 2019 e 2021 para atestar que, como a empresa “estava credenciada no Comando do Exército, havia a possibilidade de aquisição de tal produto”. Para a juíza, a justificativa da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) para negar o pedido da empresa tem “uma fundamentação genérica baseada em termo jurídico abstrato ‘risco à manutenção da segurança e paz da sociedade’”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

Essencial do DCM: SEXTOU com BEMVINDO SEQUEIRA

AO VIVO. Pedro Zambarda faz o giro de notícias. Entrevista com o ator Bemvindo Sequeira…

2 horas ago

Eduardo Bolsonaro vai à Hungria, defende Mauro Cid, presos do 8/1 e elogia Musk

Durante sua participação no CPAC 9 na Hungria, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) fez um…

4 horas ago

Voz de Dino, Hagrid e Magneto, dublador José Santa Cruz morre aos 95 anos

José Santa Cruz, ator, dublador e humorista brasileiro, morreu aos 95 anos no Rio de…

6 horas ago

O que é câncer inguinal, doença que causou morte de Anderson, do Molejo

Nesta sexta-feira (26), a notícia da morte de Anderson Leonardo, aos 51 anos, vocalista do…

7 horas ago

Mauro Cid diz à PF que seguia orientação de Bolsonaro sobre joias

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi novamente ouvido pela Polícia…

7 horas ago

VÍDEO: Mantida em cárcere por um ano e meio, socialite conta como fugiu de motorista

Socialite e herdeira da família à frente da marca de baralhos Copag, Regina Gonçalves voltou…

8 horas ago