Deepfake: bolsonaristas manipulam reportagem do Jornal Nacional com pesquisa falsa

Atualizado em 18 de agosto de 2022 às 16:04
Renata Vasconcellos e presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

Foi registrada nesta quinta-feira (18) a primeira deepfake durante o período eleitoral, iniciado há dois dias. Circula nas redes sociais uma montagem feita por bolsonaristas com a voz da apresentadora Renata Vasconcellos durante edição do Jornal Nacional com os resultados de uma pesquisa falsa de intenção de votos.

Segundo a colunista Cristina Tardáguila, do UOL, o vídeo é uma alteração do programa do último dia 15. Na gravação, Renata aparece diante da bancada do jornal, anunciando que há uma nova pesquisa para o primeiro turno da eleição deste ano.

Depois, uma tela com um gráfico é apresentado, visualmente idêntico ao usado pela emissora. No entanto, aqueles que acompanham as pesquisas eleitorais perceberam duas alterações: a foto do presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em primeiro lugar, com 44%, e a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segundo, com 32%.

Bolsonarista compartilha pesquisa falsa nas redes

A última pesquisa divulgada pelo Ipec mostra exatamente o contrário. Lula aparece em primeiro, com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro em segundo, com 32%

Um monitoramento de redes realizado na quarta (17) identificou que a deepfake se espalhava principalmente pelo WhatsApp, mas também em redes abertas como o Youtube, que teve mais de 1.400 visualizações em apenas 12 horas e já deixava eleitores confusos.

Deepfakes são montagens difíceis de ser identificadas a olho nu. Elas buscam enganar o espectador com uma falsa narrativa. A técnica combina imagens e sons humanos, podendo atribuir falas a qualquer vídeo já existente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link