Defesa Civil diz que 8 pessoas morreram por temporal em SP, maioria por queda de árvores

Atualizado em 7 de novembro de 2023 às 15:20
Temporal causou queda de árvores no Jd. Helena, na Zona Leste de São Paulo. Foto: Acervo pessoal

A Defesa Civil de São Paulo divulgou que oito pessoas morreram no estado após as chuvas que atingiram o estado na última sexta (3). Segundo a Enel, concessionária que distribui energia elétrica para a capital e outras 23 cidades da Grande São Paulo, ainda há cerca de 200 mil imóveis sem luz nesta terça (7).

Ao menos cinco pessoas morreram após quedas de árvores: uma em Ibiúna (interior), duas na zona leste do estado, uma em Osasco e outra em Suzano. Em Santo André, no ABC Paulista, uma pessoa morreu após a queda da parede do 18º andar de um prédio em construção.

No interior do estado, em Limeira, uma vítima fatal foi atingida por um muro, enquanto em Ilhabela, no litoral norte do estado, uma embarcação naufragou e um dos tripulantes não resistiu.

Segundo a Defesa Civil, foram atendidos 100 desabamentos em todo o estado desde a última sexta, problemas foram causados por danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis. Foram registrados mais de dois mil chamados para ocorrências em 40 cidades no período.

Cerca de 200 mil imóveis permanecem sem energia nesta terça (7), segundo a Enel. Foto: Reprodução

Os endereços no estado que estão sem energia, incluindo imóveis e comércios, são de 24 municípios na região metropolitana de São Paulo. A Enel afirma que o fornecimento de energia foi reestabelecido em quase 90% dos domicílios afetados: o apagão atingiu 2,1 milhões de clientes e 1,9 milhão teve o problema resolvido até esta terça.

“Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual”, alega a concessionária.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirma que há quatro cidades com problemas de abastecimento de água no estado: Cotia, Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

“A Companhia continua trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque. A Sabesp agradece o apoio da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado”, afirmou a estatal em nota.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link