Defesa e Exército tentam conseguir apoio de Lula e PT para militares voltarem a operações de segurança

Atualizado em 24 de janeiro de 2024 às 23:48
Lula entre Tomás Paiva e José Múcio Monteiro
Lula entre Tomás Paiva e José Múcio Monteiro – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde o início de sua gestão, o presidente Lula (PT) afirmou que não recorreria às Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). No entanto, contrariando essa declaração, em outubro, decretou uma operação de GLO com militares atuando em portos e aeroportos no Rio de Janeiro.

O recuo foi justificado pela natureza federal da ação no Rio, destinada a áreas federais e não a zonas urbanas, como morros e favelas, evitando assim a oposição histórica da esquerda a intervenções militares nessas localidades.

Ministério da Defesa e Exército buscam retomar operações pontuais, incluindo em áreas urbanas, visando mitigar crises de segurança pública. De acordo com a Folha de S.Paulo, o ministro José Múcio e o comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, trabalham nos bastidores para superar resistências de Lula e do PT.

A sensibilidade do tema, ressurgida pelo aniversário dos ataques de 8 de Janeiro, mantém Múcio evitando discussões públicas sobre as articulações. Em conversas privadas, o ministro destaca a GLO no Rio como exemplo seguro de empregar militares pontualmente, sem confrontos ou levantes, prevendo a retomada do recurso sem gerar crise com a esquerda.

As operações de GLO, previstas no artigo 142 da Constituição, foram distorcidas nos últimos anos por bolsonaristas. A resistência da esquerda e a recusa de Lula em decretar GLO em 8 de Janeiro evidenciam a controvérsia.

Montagem de fotos de Evaldo dos Santos e Luciano Macedo
Mortes de Evaldo dos Santos e Luciano Macedo intensificaram a pressão – Reprodução

Militares buscavam mais “segurança jurídica” para participar de GLOs em áreas conflituosas. Recentemente, a condenação de militares no caso do músico Evaldo Rosa e do catador Luciano Macedo intensificou a pressão para mudanças legais, incluindo o excludente de ilicitude.

Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), GLOs podem ser válidas em situações de vácuo na segurança estadual, mas alerta contra seu uso como solução para a criminalidade, defendendo investigações policiais.

A resistência do governo em recorrer a GLOs levou o ministro Flávio Dino a estudar alterações na legislação sem modificar o artigo 142. O projeto não avançou, consolidando a vitória de Múcio e dos militares. Apesar dos esforços, enfrentam oposição no STF, com Gilmar Mendes relacionando os ataques de 8 de Janeiro ao uso excessivo de militares em GLOs, defendendo uma revisão cuidadosa da legislação.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link