Defesa monitora conflito entre Venezuela e Guiana

Atualizado em 29 de novembro de 2023 às 23:26
Fronteira do Brasil com a Venezuela. Foto: Romeu Lima

O Ministério da Defesa informou nesta quarta-feira (29) que está monitorando a situação entre Venezuela e Guiana, destacando que as ações de defesa foram “intensificadas” na região da fronteira ao Norte do país.

O senador Hiran Gonçalves (PP-RR) pediu ao Ministério da Defesa o reforço das Forças Armadas em Pacaraima, cidade brasileira na fronteira com a Venezuela, devido a disputa entre os dois países pela região de Essequibo.

Essequibo, sob administração da Guiana, possui uma extensão de 160 mil km², representando aproximadamente 70% do território atual da Guiana, e abriga reservas de petróleo estimadas de 11 bilhões de barris.

Durante uma conversa com o senador na terça-feira (28), o ministro da Defesa, José Mucio, garantiu o reforço militar na fronteira brasileira com a Venezuela, principalmente no município de Pacaraima, local estratégico de acesso ao Essequibo.

O pedido do parlamentar ocorre às vésperas do referendo convocado pela Venezuela para que a população se pronuncie sobre a criação da “Guayana Esequiba” como uma nova província no território de Essequibo. O referendo, promovido por Nicolás Maduro, está agendado para este domingo (3), e visa conceder a nacionalidade venezuelana a 125 mil habitantes da região disputada.

Para o senador, o reforço militar será a garantia da segurança dos brasileiros residentes em Pacaraima, considerando a proximidade do referendo.

A disputa pela região de Essequibo entre Venezuela e Guiana remonta a 1966, intensificando-se em 2015 com a descoberta de campos de petróleo pela ExxonMobil na área.

A Venezuela e Guiana disputam essa região  desde 1966. Em 2015, a disputa ficou mais acirrada, pois a companhia americana ExxonMobil descobriu campos de petróleo na região.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link