“Deixa eu sentar lá pra ver se o mercado vai encarar”, diz Lara Resende sobre presidência do BC

Atualizado em 14 de fevereiro de 2023 às 14:10
O banqueiro e economista André Lara Resende
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (13), em entrevista à jornalista Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico, o banqueiro André Lara Resende afirmou que o Banco Central (BC), principal autoridade monetária do país, está preso em interesses passados e que, caso entre no comando do banco, quer ver “se o mercado vai encarar”.

Ainda não se sabe se o economista de fato aceitaria o comando do BC se fosse convidado, já que ele não se posicionou diretamente sobre o cargo. Mesmo assim, Resende provocou: “Deixa eu sentar lá pra ver se o mercado vai encarar”.

Nos últimos dias, a eventual indicação de André Lara para presidir o BC tem sido um assunto extremamente comentado no mercado. Porém, o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, tem um mandato até 2024, e para Resende assumir esse papel, o atual chefe teria que renunciar à cadeira. Até agora, no Congresso, o PT não possui votos para tirá-lo do cargo e eleger o banqueiro.

Ontem, em entrevista ao Roda Viva, Campos Neto defendeu a condução da política monetária, disse que gostaria de aproximar o Banco Central do governo e se posicionou contra a mudança da meta de inflação.

Questionado se aceitaria presidir o BC, André Lara disse: “Isso é pergunta que se faça? Qualquer pessoa competente que sente lá não ficaria refém do mercado”. Em outro momento, o possível sucessor disse não enxergar um confronto com o mercado. Caso exista, para ele, a instituição financeira poderá enfrentar.

Na perspectiva do banqueiro, o “tom conciliador” da nova equipe econômica obrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a enfrentar a “arrogância do Banco Central” e ser visto como “radical”. “Ele [Lula] montou um ministério conciliador que não estava enfrentando a arrogância do Banco Central e ele foi obrigado a sair a campo”, disse.

O novo grupo econômico em questão é composto pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, a ex-senadora Simone Tebet (MDB), do Planejamento e Orçamento, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

“Haddad não precisa concordar comigo. O ministro é ele. Tem opiniões divergentes dentro do governo, dirá fora (…) Simone disse que o déficit é insustentável e que o país deve evitar gasto desnecessário. Se alguém propôs gasto desnecessário não deveria ser ministro”, comentou.

Favorável à autonomia do BC, Lara Resende defende que Campos Neto deve permanecer no cargo. “Ele não é o único voto no Copom e está submetido ao Conselho Monetário Nacional. Basta que ele, inteligente como é, não confronte um governo legitimamente eleito”, encerrou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link