Delação de Ronnie Lessa revela quem é o mandante do caso Marielle

Atualizado em 19 de março de 2024 às 21:23
Ronnie Lessa, cuja delação premiada sobre o crime de Marielle foi acatada pelo STF. Reprodução

Na colaboração premiada oferecida por Ronnie Lessa e homologada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), foram revelados os responsáveis e os detalhes do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018. Com informações do g1.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou a validação da colaboração nesta terça-feira (19).

Inicialmente relutante em cooperar, Lessa mudou de postura após ser apontado por Élcio de Queiroz como o executor dos assassinatos. Ele revelou informações cruciais em dois horas de depoimento gravado, principalmente sobre quem o contratou para cometer os crimes.

Além de identificar os mandantes e esclarecer as circunstâncias do homicídio da vereadora, o ex-policial militar forneceu detalhes de encontros pré e pós-assassinato com os contratantes.

Lessa implicou um grupo político influente no Rio de Janeiro como os mandantes, fornecendo indícios sobre suas motivações, em reuniões que teve com eles.

Após tomar conhecimento da colaboração de Queiroz com as autoridades em agosto de 2023, Lessa decidiu falar também, percebendo que não tinha mais sentido permanecer em silêncio.

A delação premiada, agora autorizada pelo STF, está sendo verificada pela força-tarefa de policiais e membros do Ministério Público, enquanto diligências continuam para finalizar a investigação e atribuir responsabilidades criminais pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, incluindo possíveis envolvimentos de parlamentares do Congresso Nacional.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link