Delegado do Rio é preso acusado de desviar 280 kg de cocaína

Atualizado em 20 de outubro de 2023 às 17:28
Delegado Renato Santos Mariano, suspeito de extraviar 280 kg de cocaína. Foto: reprodução

Nesta sexta-feira (20), o delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Renato dos Santos Mariano, foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Ele é suspeito de ter extraviado 280 kg de cocaína que havia sido apreendida em dezembro de 2020 em uma das saídas do Complexo da Maré, na zona norte da cidade.

O caso surge um dia após a prisão de quatro policiais civis e um advogado suspeitos de tráfico de 16 toneladas de maconha para o Comando Vermelho. O caso, que aconteceu em agosto deste ano, envolveu duas viaturas ostensivas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DCFC) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).

Durante a Operação Déjà Vu, que investiga o envolvimento de agentes da Polícia Civil com o crime organizado, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, incluindo a casa de Mariano e a delegacia de Realengo, onde ele atua como delegado titular.

De acordo com as investigações, o delegado está envolvido no extravio da droga, apreendida por sua equipe da delegacia do Engenho Novo. A PF afirma que o caminhão onde a cocaína estava já era monitorado, e a quantidade de droga era conhecida, mas a equipe do delegado frustrou os planos ao interceptar o veículo.

Operação Déjà Vu prendeu delegado da Polícia Civil. Foto: reprodução

Durante o episódio, a Polícia Civil divulgou uma quantidade de cocaína apreendida que divergia das informações da Polícia Federal. A PF acredita que a equipe de Mariano se apropriou de parte da droga.

Além do afastamento dos cargos, Mariano e outros policiais devem usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de deixar o país. A Justiça determinou o sequestro patrimonial dos suspeitos no valor equivalente a R$ 5 milhões.

A operação conta com o apoio da Corregedoria Geral da Polícia Civil, que abriu procedimentos internos disciplinares contra os suspeitos. A investigação é um desdobramento da operação Turfe, realizada pela PF em fevereiro do ano passado para combater o tráfico internacional de drogas em cinco estados.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.