Demissão de Moro gera repúdio de 70% e divide bolsonaristas no Twitter

Atualizado em 24 de abril de 2020 às 21:19
Moro depois do encontro com Jair Bolsonaro. Foto: AFP

Publicado originalmente pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV:

Amplo repúdio à saída de Moro no debate digital
A saída do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciada na manhã desta sexta (24) voltou a gerar amplo repúdio contra o governo, alcançando quase 70% dos perfis engajados no debate nas redes e dividindo a própria base de apoio do presidente Bolsonaro. Entre 11h e 17h de hoje, o campo de oposição ao governo (em amarelo) superou o espaço obtido na defesa do então ministro Luiz Henrique Mandetta, que chegou a mobilizar 60% dos perfis.

No campo de apoio ao governo, 74% criticam Moro
A base de direita (em azul), por sua vez, se dividiu no tom do debate, mas 74% desse campo se posicionaram em defesa do presidente e contra Moro. Influenciadores como @rconstantino, @anapaulavolei e @xicograziano lamentaram a saída, destacando que sua é demissão é uma perda no combate à corrupção e, possivelmente, um erro do governo. Por outro lado, perfis como @allantercalivre, @danielpmerj, @realpfigueiredo publicaram os primeiros ataques ao ex-juiz, criticando o pronunciamento e o acusando de agir politicamente contra Bolsonaro;

No WhatsApp, apoiadores do presidente apontam “omissão” de Moro
No WhatsApp, houve rápida tentativa de reorganização da narrativa bolsonarista, com ênfase em atritos entre Moro e Bolsonaro, como na suposta omissão em relação à investigação sobre a facada sofrida por Bolsonaro. As críticas são acompanhadas de elogios à sua atuação como juiz, mas destacam sua incompatibilidade com o governo.