Destaques

Democracia disfuncional. Por Helena Chagas

Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo. Foto: Agência Brasil/EBC

Publicado originalmente no site Os Divergentes

POR HELENA CHAGAS

Ufa! A mídia e o meio político esperaram por 24 horas, mas finalmente chegou a nota do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, declarando que as Forças Amadas são obedientes à Constituição e que trabalham para manter a paz e a estabilidade do país. Em tempos normais, um obviedade sem tamanho. Nos tempos bolsonaristas, um recado providencial de que os militares não vão apoiar um golpe depois de o presidente ter participado de manifestação pró-intervenção militar.

Note-se que Azevedo demorou um pouco para se manifestar, não se referiu ao presidente da República e sequer mencionou a palavra democracia. Provavelmente, não por que não tenha apreço por ela, mas para não dar ainda mais destaque e visibilidade ao episódio, mantendo-se dentro dos limites do óbvio. O general talvez saiba que o simples fato de os militares terem que reafirmar o credo pela democracia já não é normal.

O episódio vem escancarar a disfuncionalidade de nossa democracia. Em pouco tempo, os militares, sem dar nenhum tipo de golpe, voltaram à linha de frente do sistema. Mais de 35 anos depois da redemocratização do país, estamos nós de novo às voltas com aquela pergunta que por tantos anos não queria calar: o que os militares pensam disso?

Voltamos a ler, nas linhas e entrelinhas, os recados das ordens do dia de comandantes das Forças Armadas e a buscar ansiosamente entre nossas fontes aqueles que nos esclareçam o que estão pensando. E respiramos aliviados a cada vez que uma delas garante que não, que Bolsonaro não teria o apoio militar caso resolvesse dar um golpe hoje. Ufa!

Mas será que dá para respirar assim? Temos notícias de que os militares são contra o golpe e, de certa forma, estão conseguindo, aqui e ali, conter os arroubos de um ex-capitão. Mas passaram ao papel de oráculo, guardiões ou ao menos de bedéis da nação. É normal isso?

Infelizmente, não. A normalidade prevê os militares nos quartéis, fora da política, cuidando de importantes questões estratégicas, de soberania nacional e prestando inestimáveis serviços Brasil afora, como prestam. Não vai bem uma democracia em que a nação tem que esperar uma mensagem militar para se tranquilizar em relação ao próprio destino.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

21 minutos ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

55 minutos ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

1 hora ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

1 hora ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

2 horas ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

2 horas ago