Deputada bolsonarista expõe empregadas nas redes para “provar” que não é racista

Atualizado em 3 de março de 2023 às 17:44
Abigail Cunha

A deputada estadual Abigail Cunha (PL), do Maranhão, publicou uma foto, nesta sexta-feira (3), ao lado de suas empregadas domésticas e causou polêmica nas redes ao dizer que “as donas de sua casa” são mulheres negras. Ela acabou de ser anunciada pelo governador Carlos Brandão (PSB) como nova secretária da Mulher do estado.

“Para quem anda dizendo que não gosto das mulheres negras. Puro preconceito, as donas da minha casa são negras e são mulheres de batalha e verdadeiras”, escreveu Abigail. A publicação foi apagada pouco depois.

No post, a deputada dá a entender que foi acusada de “não gostar de mulheres negras”. Em uma tentativa para justificar que a suposta acusação é falsa, ela fez a publicação.

Na imagem, ela aparece entre duas mulheres negras, que usam toucas no cabelo e estão descalças.

Post da deputada Abigail Cunha
Foto: Reprodução/Redes sociais

Abigail foi criticada nas redes sociais pela postagem com teor racista. “Não sou racista, minhas empregadas que limpam meu banheiro e cozinham pra mim são negras”, escreveu uma usuária do Twitter. “Abigail Cunha, obviamente do PL querendo provar que não é racista”, disse outro.

“Tô esperando ela passar as escrituras para as meninas que são ‘donas’ da casa dela”, afirmou uma internauta. “O racismo na sua plena forma estrutural, muito infeliz o pôster da deputada Abigail Cunha”, escreveu outro.

Internautas também criticam o governador Carlos Brandão (PSB), que é antigo vice-governador do Maranhão durante a gestão de Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, e pedem que a nomeação da deputada para a Secretaria da Mulher seja revogada.

Na quinta-feira (2), Brandão anunciou novos secretários do estado. Além de Abigail, ele confirmou Sérgio Macedo na Secretaria de Comunicação (Secom) e Natassia Weba na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link