Deputada requer ao MP que peça a suspensão de Braga Netto do Exército

Atualizado em 29 de março de 2024 às 0:14
Walter Braga Netto. Foto: Divulgação

A deputada Luciene Cavalcante, do PSol de São Paulo, solicitou nesta quinta-feira (28) que o Ministério Público Militar pressione pelo afastamento do Exército do general da reserva Walter Braga Netto, enquanto ele é investigado por sua nomeação do delegado Rivaldo Barbosa como chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro um dia antes do assassinato de Marielle Franco.

A nomeação de Barbosa foi realizada por Braga Netto. Durante o governo Temer, em 2018, Braga Netto atuou como interventor federal na segurança pública fluminense. Após a operação da PF que resultou na prisão do ex-chefe da Polícia Civil, subordinado a Braga Netto, o general afirmou que assinou a nomeação por “questões burocráticas”.

De acordo com manifestações citadas na decisão do ministro Alexandre de Moraes, a PF declarou que Rivaldo Barbosa planejou minuciosamente o assassinato de Marielle e teve total influência para obstruir as investigações da polícia sob seu comando.

Rivaldo Barbosa. Foto: Divulgação

“É de extrema importância e gravidade o contexto que levou à nomeação de Rivaldo Barbosa, uma vez que ocorreu não só de forma discricionária e sem fundamentação, mas também em desacordo com a Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o que pode representar uma violação à lei e à ordem pública”, afirmou a deputada Luciene Cavalcante.

Após sua atuação como interventor federal, Braga Netto ocupou os cargos de ministro da Defesa e da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro. Em 2022, ele foi vice-presidente na campanha de reeleição e participou de articulações golpistas, segundo a Polícia Federal.

A defesa de Braga Netto alegou que a seleção e indicação dos chefes de Polícia Civil eram de responsabilidade do então secretário de Segurança Pública, o general Richard Nunes. Segundo a nota da defesa de Braga Netto, o ato administrativo de nomeação era assinado pelo interventor federal por questões burocráticas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link