Destaques

Deputado aciona Ministério Público contra governador bolsonarista que censurou livros em escolas

O governador bolsonarista de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), autor da denúncia.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou, neste sábado (11), na Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, uma representação contra o governador bolsonarista Jorginho Mello (PL), por conta de um ofício que determina a retirada de livros das bibliotecas escolares.

O motivo da representação é o Ofício Circular n° 2947/SER/2023, da Secretaria de Educação do Estado, enviado para as escolas na terça-feira (07), que ordena que nove obras sejam “retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”. O documento diz, ainda, que a Secretaria dará “novas orientações em breve”. Parte da comunidade escolar recebeu a decisão como censura por parte do governo estadual.

A lista de livros inclui “O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo”, biografia que revela detalhes sobre o regime extremista de Adolf Hitler e o Terceiro Reich; “A química entre nós”, drama que aborda o amor a partir dos olhares da psicologia e da neurociência; A obra futurista “Laranja Mecânica”; O best seller de Stephen King “It: A Coisa”; O drama “Os 13 Porquês”, que gira em torno das consequências do suicídio; Além dos títulos “Donnie Darko” (ficção científica/suspense), “Coração Satânico” (terror/mistério) e “Ed & Lorraine Warren – Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais” (biografia).

“O recolhimento de obras literárias pela Secretaria de Educação de Santa Catarina revela de forma cristalina uma aberração de regimes totalitários, a censura, fato este que colide frontalmente com o estado democrático de direito, violando o direito de acesso à cultura”, argumenta o deputado Ivan Valente na representação protocolada no Ministério Público. Além dele, o deputado estadual catarinense Marquito (PSOL), o vereador de Florianópolis Afrânio Boppré (PSOL) e o suplente de vereador Leonel Camasão (PSOL) também assinam o documento. Os parlamentares requerem que o órgão instaure procedimentos para apurar indícios de ilegalidades.

Ofício que a Secretaria da Educação de SC enviou para as escolas, objeto de denúncia de Ivan Valente no MP.

O governador Jorginho Mello é citado nominalmente na representação, além do Supervisor Regional da Educação, Waldemar Ronssem Júnior, e da Integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros, que assinam o ofício enviado para as escolas.

Assim que o caso ganhou repercussão, a Secretaria de Educação de Santa Catarina emitiu nota negando a prática de censura e disse que a medida se tratava de uma redistribuição dos livros dentro da rede estadual. No entanto, não mencionou qual seria o destino dos livros ou quando a suposta redistribuição seria efetivada.

Os requerentes Ivan Valente, Marquito, Afrânio Boppré e Leonel Camasão argumentam que o critério utilizado para a retirada dos livros foi um “ataque moralista em face de uma leitura reducionista ou de uma não-leitura de obras literárias”.

“Resta incontroverso que a literatura se revela como uma dimensão privilegiada da criatividade, do questionamento, da resistência e da problematização”, alegam os parlamentares na representação que protocolaram no MP.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Gaspodini

Victor Gaspodini é jornalista, mora em Florianópolis e torce para o Avaí Futebol Clube.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Gaspodini

Recent Posts

Uma cada 20 pessoas já foi desalojada pelas chuvas no RS

As enchentes no Rio Grande do Sul já desalojaram uma a cada 20 pessoas no…

31 minutos ago

Trump lidera pesquisas em 5 dos 6 estados-chave nos EUA

Novas pesquisas apontam que Donald Trump está à frente do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em…

36 minutos ago

Enchentes no RS: Lula cobra coordenação de falas e ações de seus ministros

Durante uma reunião de emergência nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

1 hora ago

As gangues das fake news vão escapar de novo? Por Moisés Mendes

Uma informação para estragar o ânimo dos otimistas com a chance de enquadramento dos disseminadores…

1 hora ago

Lula anuncia volta ao RS para novas medidas de apoio; saiba o que já foi feito

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou sua intenção de…

1 hora ago

Domingão de Huck, com apoio ao RS, derrapa na audiência

A transmissão especial do Domingão com Huck em apoio às vítimas da tragédia no Rio…

2 horas ago