Deputado bolsonarista Carlos Jordy espalha fake news sobre urnas nas redes

Atualizado em 21 de novembro de 2022 às 11:48

O deputado federal bolsonarista reeleito pelo Rio de Janeiro Carlos Jordy (PL) usou as redes sociais para espalhar fake news sobre o resultado das urnas, que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Neste último domingo (20), o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo em sua conta no Twitter com a seguinte legenda: “Entenda o estudo feito pelo PL que questiona as urnas anteriores a 2020. É impossível relacionar cada uma delas a seus boletins de urna, ou seja, aos resultados”.

O deputado repete o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que disse que vai apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um estudo sobre problemas nas urnas eletrônicas fabricadas antes de 2020. Sem mencionar detalhes, ele afirmou que os equipamentos têm o mesmo número de patrimônio, o que impediria a checagem antes da eleição, e que teria conversado previamente com o magistrado juiz Sandro Nunes Vieira, que negou a informação.

Jordy disse que seria impossível refazer toda a eleição pelo computador por falta de informação: “Quer dizer que se a gente quiser refazer toda nossa eleição agora no computador pra ver de onde veio cada urna, de onde veio cada voto, como foi a apuração de todas essas urnas. É impossível fazer. Por que tu não consegue relacionar o boletim de urna com a urna de onde ela saiu”.

Ele ainda finaliza dizendo que Bolsonaro venceu Lula: “Ou seja meus amigos, o que o PL tá pedindo aqui é exclusão de todas essas urnas que não têm como fazer essa relação que são anteriores a 2020. E nas urnas pós 2020, Bolsonaro ganhou com vantagem acima do Lula”.

Veja o vídeo:

 

Segundo Valdemar, o documento deve ser entregue à Corte na próxima terça-feira (22). Ele diz que não busca propor novas eleições com isso, mas que as urnas em questão “não podem ser consideradas”.

“No Brasil inteiro, são as urnas de 2020 para baixo, todas elas têm o mesmo número, não tem patrimônio, não tem como controlar urnas. Você vai checar a urna antes da eleição e estão todas com o mesmo número”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link