
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) defendeu que os Estados Unidos intervenham diretamente no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arena Oeste, da Revista Oeste, exibido no YouTube na última quinta-feira (24).
“Acredito que essa ajuda possa ser inclusive internacional. O governador Claudio Castro entrou em contato com os EUA pra que o Comando Vermelho, por exemplo, fosse declarado como um grupo terrorista”, disse o jornalista Anderson Scardoelli, em colocação que recebeu a concordância do parlamentar bolsonarista.
“É, na verdade o Claudio Castro quis fazer uma ‘ceninha’ pra ele ficar bem, para mostrar que estava fazendo alguma coisa contra as facções no nosso país. Mas, de fato, nós temos que criminalizar as facções como terroristas. É algo interessante, é uma saída que deveria ser levada em consideração”, declarou Jordy.
O jornalista Silvio Navarro mencionou o apoio que os Estados Unidos ofereceram ao governo colombiano contra cartéis no passado, e comparou a situação com a do Rio. “O Castro no Rio de Janeiro, enfim, não tá muito longe dos cartéis, apesar do crime organizado ser muito mais violento”, disse ele. Jordy não contestou e demonstrou concordância com a comparação.
Jordy integra a linha mais radical extrema direita e já defendeu pautas como o trabalho infantil, a flexibilização no porte de armas para agressores de mulheres e a soltura do ex-deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco.
O Carlos Jordy estava em um portal de notícias de extrema direita debatendo A INTERVENÇÃO DOS EUA NO RIO DE JANEIRO, com a desculpa de combater o crime organizado. Esses traidores da pátria querem, a qualquer custo, entregar o nosso país ao Donald Trump. pic.twitter.com/qqOIGgpKZ9
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) July 28, 2025