
O deputado federal Yury do Paredão, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que posou sorridente para uma foto ao lado de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazendo o “L”, já foi preso e é empresário de estrela de forró. A informação é do jornal O Globo.
Antes de entrar para a política, o bolsonarista fez carreira como empresário e produtor do ramo musical. O escritório do hoje parlamentar foi o responsável por lançar, entre outros nomes, o cantor Jonas Esticado, uma das principais estrelas do forró no país na atualidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/D/F/x9euYlQ5u1bHKELETqQg/screenshot-1.jpg)
Ele também chegou a passar uma semana preso, em 2018, depois que um vídeo no qual ele aparecia atirando na direção de um funcionário em uma fazenda no Ceará viralizou nas redes sociais. Na gravação, enquanto o empregado tentava se proteger, ele e outros homens riam da “brincadeira”.
Já no ano passado, o bolsonarista se envolveu em um novo escândalo. Na ocasião, a Polícia Federal (PF) cumpriu dez mandados de busca de apreensão e dois de prisão preventiva contra suspeitos de diversos crimes contra a administração pública, como fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
Na época, a PF afirmou que o crime ocorreu em contratos firmados pela Prefeitura de Ouricuri, em Pernambuco, com empresas prestadoras de serviços sediadas nos estados do Pernambuco e do Ceará. Yuri do Paredão, no entanto, negou qualquer tipo de irregularidade.
Após a divulgação da foto em que o parlamentar faz o “L” ao lado de dois ministros de Lula, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, ordenou que o diretório da legenda no Ceará inicie um processo de expulsão do deputado. Segundo Valdemar, Yuri ultrapassou os limites do aceitável, levando-o a tomar a decisão de abrir um processo de expulsão.
Vale destacar que, em 2022, durante as últimas eleições, Yuri já havia posado ao lado de Lula. Valdemar, na ocasião, sugeriu que “se ele cumprimentou o Lula porque acha que ele governa do jeito certo, ele tem que sair do Partido e procurar uma outra legenda”.
