Brasil

Deputado discursa contra base de Alcântara: “Desumaniza as pessoas nativas”

A base de Alcântara

Do Brasil de Fato:

O deputado Hank Johnson usou a tribuna do Congresso dos Estados Unidos para criticar o acordo entre Brasil e EUA que prevê o uso da Base da Alcântara, no Maranhão, pelos estadunidenses para lançamento de foguetes e satélites. O discurso ocorreu na última sexta-feira (27).

“Esse acordo entre as administrações de Trump e de Bolsonaro ameaça remover centenas de famílias quilombolas afro-brasileiras de suas terras, deslocando ainda mais comunidades marginalizadas. A Constituição brasileira providencia proteção explícita às terras quilombolas, e Trump e Bolsonaro quebram, descaradamente, desconsiderando essa proteção e tomando posse da terra”, afirmou o parlamentar, que integra os quadros do partido Democrata.

Johnson insistiu que o acordo prejudica os povos originários de Alcântara. “As expansões anteriores dessa base militar removeram mais de 300 famílias. Uma nova expansão dessa base em terras quilombolas poderá remover mais de 800 famílias de quilombolas das suas terras ancestrais constitucionalmente protegidas”, explicou o democrata, para quem o uso da base “desumaniza as pessoas nativas.”

Representante da Uneafro Brasil, organização membro da Coalizão Negra por Direitos, frente que reúne movimentos negros de todo o país, Douglas Belchior celebrou o apoio do congressista estadunidense.

“Esse debate não passou pelo Congresso americano. Os congressistas americanos não tinham conhecimento do conteúdo desse acordo. Um grupo de parlamentares ficou horrorizado com as consequências desse acordo para as comunidades afro-brasileiras. Foi fundamental levar esse assunto para lá e internacionalizar esse debate”, explicou Belchior.

Para o ativista brasileiro, a internacionalização da pauta é importante para que as reivindicações dos quilombolas de Alcântara sejam atendidas. “As nossas demandas não tem eco aqui dentro e a grande imprensa continua ignorando questões raciais como fundamentais no Brasil, internacionalizar e fazer barulho é a estratégia mais importante desse momento”, pontua.

A Coalizão Negra por Direitos também atua na luta por direitos da população negra brasileira junto ao Congresso Nacional e fóruns internacionais.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Sabadão no DCM: Lula intensifica ações no RS e Leite vê governo paralelo

AO VIVO. Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com as…

19 minutos ago

Anac libera Base Aérea de Canoas para voos comerciais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na sexta-feira (17) a operação de voos…

43 minutos ago

Sobrinho de ex-presidente, Orestes Bolsonaro será julgado em SP por tentar matar ex e namorado

O empresário Orestes Bolsonaro Campos está prestes a enfrentar o júri popular na capital paulista,…

48 minutos ago

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets ao RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou na manhã deste sábado (18) 20 toneladas de ração…

55 minutos ago

Cobasi confirma morte de animais afogados em loja alagada de Porto Alegre

A empresa Cobasi confirmou na sexta-feira (17) a morte de todos os animais que estavam…

1 hora ago

Em defesa do sistema contra as cheias. Por Moisés Mendes

Publicado originalmente no "Blog do Moisés Mendes" Compartilho o documento elaborado por técnicos da área…

1 hora ago