Deputado do PT quer impedir homenagem ao jogador de vôlei Maurício

Atualizado em 2 de maio de 2022 às 19:32
Jogador de vôlei Maurício
Maurício Souza durante partida de vôlei nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Foto: Miriam Jeske/COB

O deputado Emidio de Souza (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) enviou ofício pedindo para a presidência da Casa impedir homenagem ao jogador de vôlei Mauricio Souza.

O atleta foi demitido do Minas Tênis Clube no ano passado após fazer comentários homofóbicos nas redes sociais. Maurício foi indicado para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a maior honraria da Alesp, por indicação da deputada bolsonarista Leticia Aguiar. “Homenagear atleta homofóbico apequena a imagem da Alesp”, diz o deputado.

Segundo Emidio, os deputados deveriam homenagear quem está ajudando as pessoas a superar a crise econômica vivida no país. “Lamentável que deputados bolsonaristas em vez de homenagear pessoas que têm se destacado ajudando as pessoas a ter comida na mesa, se preocupam em homenagear quem destila ódio e preconceito”, afirma o deputado.

No ofício enviado à presidência da Alesp, Emidio diz que a proposta da deputada não contribui em nada para a Honra do Mérito Legislativo. “É lamentável a tentativa de distinção a um indivíduo que ganhou destaque em razão de seu discurso divisivo de ódio e intolerância contra uma minoria. Diferentes estatísticas apontam o Brasil como um dos países com maior incidência de violência contra a comunidade LGBTQIA+. A democracia requer o convívio respeitoso entre os diferentes e nossa Constituição assegura direitos iguais a todas às pessoas”, destaca no documento.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link