Deputado eleito de extrema direita é preso antes de posse na Alemanha

Atualizado em 30 de outubro de 2023 às 17:48
Daniel Halemba, do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD). Foto: Reprodução

Um parlamentar do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) foi detido nesta segunda-feira (30) por incitação ao ódio e uso de símbolos e slogans nazistas. A prisão ocorreu horas antes de Daniel Halemba, de 22 anos, ser empossado.

Recentemente eleito e membro do parlamento do estado da Baviera, Halemba admitiu fazer parta da fraternidade estudantil Burschenschaft Teutonia Prag zu Würzburg, alvo de uma operação de busca e apreensão pela polícia em setembro.

Durante a operação, foram encontrados símbolos nazistas e materiais racistas. Além disso, vizinhos do local também haviam se queixado de ouvir regularmente gritos de “Sieg Heil” (saudação nazista).

Halemba negou ter cometido qualquer ilegalidade. Além do parlamentar, outros quatro membros da fraternidade estão sendo investigados.

Na sessão plenária que marcou a posse, um orador leu o nome dos novos deputados por ordem alfabética. Ao pronunciar o nome do deputado eleito preso, o orador provocou risadas entre os deputados presentes. A bancada da AfD permaneceu em silêncio.

O advogado de Halemba, Dubravko Mandic, também negou as acusações e afirmou que “não há verdade” nelas. A presidente da bancada da AfD no parlamento bávaro, Katrin Ebner-Steiner, criticou a prisão, chamando as ações de “uma incriminação” da democracia.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link