Deputado italiano denuncia horror em Gaza: ‘Amputam perna com arame farpado’

Atualizado em 29 de março de 2024 às 17:12
Crise entre Israel e o Hamas. Foto: Divulgação

A crise entre Israel e o Hamas, que já perdura por 174 dias desde outubro de 2023, preocupa autoridades internacionais. Em entrevista ao Congresso em Foco, o deputado italiano Angelo Bonelli destaca o horror que assola a região, com graves consequências para a população, especialmente crianças e feridos.

Segundo Bonelli, Israel retém cerca de 1.500 caminhões de ajuda humanitária na barreira de acesso à cidade de Rafah, em Gaza, causando uma situação desesperadora. A falta de suprimentos essenciais, como alimentos, água e medicamentos, agrava ainda mais a crise humanitária na região.

Destaca-se que entre os caminhões bloqueados estão 30 caixas enviadas pelo Brasil contendo filtros de água e freezers destinados às vítimas dos bombardeios em Gaza. O deputado italiano, fluente em português devido a sua estadia em Santarém (PA), ressalta a preocupação com a situação das cargas humanitárias rejeitadas.

caminhões bloqueados pelo Israel. Foto: Divulgação

A crise diplomática entre Brasil e Israel, desencadeada pelas declarações do presidente Lula acusando Israel de genocídio, agravou a situação. As justificativas técnicas de Israel para barrar a ajuda humanitária são questionadas pelo governo brasileiro e pela comunidade internacional.

O deputado Bonelli enfatiza que a situação atual em Gaza constitui um crime contra a humanidade, não necessitando de comparações históricas para ser compreendida. Ele responsabiliza o governo de Benjamin Netanyahu e não o povo de Israel pelos acontecimentos na região.

“Não preciso fazer comparação com o passado. É analisar o que está acontecendo agora, que é um genocídio.É uma política que está procurando um genocídio“, disse Borelli. O deputado europeu destacou ainda que falas nesse sentido não são um ataque aos judeus. “Não é uma responsabilidade do povo de Israel, mas do governo de Netanyahu”. conclui Bonelli.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link