Deputado Júnior Mano é alvo da PF por fraudes e desvio de verba no Ceará

Atualizado em 8 de julho de 2025 às 9:49
O deputado federal Júnior Mano (PSB-CE). Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (8), um mandado de busca e apreensão na Câmara dos Deputados, em uma operação que investiga fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no Ceará, conforme informações do G1.

O principal alvo é o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), que teve seu gabinete em Brasília vasculhado por agentes federais. Em 2024, ele fazia parte do PL, partido de Jair Bolsonaro, mas foi expulso a pedido do próprio ex-presidente.

Além do gabinete, outros endereços ligados ao parlamentar no Distrito Federal e no Ceará também foram alvos da operação.

A ação faz parte de uma investigação que corre sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura o uso de emendas parlamentares para desviar dinheiro público em prefeituras cearenses. Segundo a PF, os valores desviados teriam financiado campanhas políticas nas eleições municipais de 2024.

Ao todo, são 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Gilmar Mendes, com ações em Brasília e nos municípios cearenses de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio. O STF também autorizou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas de investigados e a quebra dos sigilos de celulares apreendidos.

A PF afirma que o grupo articulava o repasse de verbas públicas a municípios e manipulava licitações em troca de pagamentos ilegais. Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e compra de votos.

O deputado federal Júnior Mano (PSB-CE) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução