Deputado propõe caça legal e chama animais do Pantanal de “pragas”

Atualizado em 11 de agosto de 2022 às 18:15
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL-MT) – Foto: Reprodução

O deputado estadual  mato-grossense Gilberto Cattani (PL-MT) apresentou um projeto de lei para legalizar a caça esportiva de animais em seu Estado, na região do Pantanal. Ele disse a jornalistas que “qualquer ambientalista contra isso não é ambientalista”.

“Temos espécies que estão virando praga no nosso estado, como o porco do mato. Ele está sem controle biológico”, disse o parlamentar. Cattani também cita o javali, que atualmente por determinação legal já pode ser alvo de caça.

“Existem fazendas de caça, elas são muito lucrativas e mantêm o bioma intacto. Imagina as fazendas no Mato Grosso que são viáveis economicamente e ambientalmente, com a biodiversidade em pé”, continuou.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), questionou o projeto do colega. Para ela, a proposta “é inconstitucional, porque trata ao contrário da lei federal. A Assembleia não tem poder para reverter hoje a Lei da Caça”. A parlamentar também destaca que a ideia é um retrocesso.

Cattani, no entanto, negou que seu projeto seja inconstitucional. “Ele não diz qual animal deve ser caçado, como e quais as regras, porque dá essa autonomia ao Executivo, para que faça estudos e projeto para caça esportiva”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link