Deputado punido por chamar empresário de “fascista” e homofóbico” vai recorrer

Atualizado em 5 de março de 2022 às 20:11
Deputado punido por chamar empresário de "fascista" e homofóbico" vai recorrer. Montagem com foto do deputado, usando terno cinza e gravata cinza, ele também usa óculos e cabelo cacheado. Fakhoury tem cabelos pretos lisos e usa camisa azul com listras brancas
Multa para o deputado pode chegar em R$ 1 000 por cada dia em que a publicação permanecer no ar. Foto: Alencar Santana e Otávio Fakhoury | Maurício Garcia de Souza /Alesp e Reprodução

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) declarou que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que decidiu puni-lo na semana passada, após ter chamado o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury de “fascista” e “homofóbico”. O caso aconteceu nas redes sociais em setembro do ano passado.

Santana avalia que deverá insistir no caso porque o empresário foi alvo de um inquérito do STF sobre atos antidemocráticos. Da mesma forma, existe um inquérito na Polícia Federal que apura se Fakhoury cometeu homofobia contra o senador Fabiano Contarato (PT).

Leia mais:

1 – PSB deve perder deputados e prefeitos em MG; saiba o motivo

 

2 – Áudio vazado mostra o deputado chamando refugiadas ucranianas de “fáceis”

 

3 – Mamãe Falei pode renunciar ao mandato de deputado, diz jornalista

Deputado deverá explorar casos para recorrer da decisão

A argumentação que Alencar Santana deverá usar para recorrer ao caso servirá para tentar fazer valer a decisão de primeira instância, que foi desfavorável a Fakhoury, mas acabou sendo derrubada pela 9° Câmara de Direito Privado do tribunal paulista.

Com a decisão atual, o deputado pode pagar uma multa no valor de R$ 1000 por cada dia em que a publicação for mantida no ar depois de intimidação judicial. O desembargador que julgou o caso considerou que a mensagem possuía “aparente teor ofensivo” e por isso extrapolou a imunidade parlamentar.

Com informações da coluna de Lauro Jardim, no Globo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link