Deputado que quebrou placa de Marielle com Daniel Silveira desfila em tributo à vereadora

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 7:57
Daniel Silveira e Rodrigo Amorim com a placa quebrada de Marielle
Rodrigo Amorim desfilou na Salgueiro, que homenageou Marielle – Foto: Reprodução

O deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), responsável por quebrar a placa de Marielle Franco ao lado do deputado federal Daniel Silveira (PTB), participou do desfile que fez tributo à vereadora assassinada em 14 de março de 2018. A homenagem foi feita pela escola de samba Salgueiro, que falou sobre a resistência dos povos negros.

Amorim é salgueirense declarado e sempre participa do desfile da escola. Questionado sobre ter desfilado justamente num ano em que Marielle foi homenageada, ele se explicou. “Nós somos salgueirenses. Não vi qualquer referência a Marielle como algo ideológico”, garantiu.

O deputado estadual estava ao lado de Daniel Silveira, no período eleitoral, quando a placa em homenagem à vereadora foi quebrada. O caso ganhou repercussão internacional e foi alvo de muitas críticas. Mesmo assim, Rodrigo Amorim acabou eleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

A homenagem feita a Marielle aconteceu já no fim da passagem da Salgueiro pela avenida, apresentando um carro alegórico em que os pilares do racismo eram derrubados, com direito até a derrubada literal. Entre diversas personalidades negras homenageadas, estava a ex-vereadora, assassinada em 2018 juntamente com o motorista Anderson Gomes.

Enquanto Amorim desfila na Sapucaí, o outro personagem daquela afronta à memória de Marielle, Daniel Silveira, virou protagonista de uma crise institucional. Julgado e condenado pelo STF( Supremo Tribunal Federal) a oito anos e nove meses de prisão por ataques à democracia, ele ganhou um indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL) e gerou uma crise entre os poderes.

Rodrigo Amorim na Sapucaí
Rodrigo Amorim posou com a esposa na Sapucaí