Deputados preparam pedido de prisão contra coronel por mentir à CPI

Atualizado em 27 de junho de 2023 às 15:14
Jean Lawand Junior na CPI do 8 de janeiro. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Deputados presentes na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Mista do 8 de Janeiro preparam um pedido de prisão contra Jean Lawand Junior, coronel que depõe ao colegiado nesta terça (27). Segundo parlamentares, o coronel tem sido ridicularizado e mentiu durante seu depoimento. A informação é da coluna de Tales Faria no UOL.

O coronel foi acusado de mentir durante a oitiva por vários parlamentares. Segundo o deputado Rogério Correia (PT-MG), houve uma contradição nas falas do militar e ele estaria denunciado o ex-presidente Jair Bolsonaro por omissão.

O parlamentar leu trecho das mensagens trocadas por Lawand e Cid e citou seu pedido para “convencer o presidente a salvar o país”. “E o presidente não foi convencido a salvar o país? É isso? O senhor disse agora mesmo: ‘O presidente não deu ordem para apaziguar o país’. O senhor está denunciando o presidente Bolsonaro na sua mentira”, afirmou.

Em resposta, Lawand disse que essa era sua “opinião” e que “se viesse uma ordem do Presidente, como aconteceu com os caminhoneiros, o país seria apaziguado”. O deputado se revoltou com a resposta e pediu que fosse registrado que o militar disse que “o presidente não deu ordem para apaziguar o país”.

“Ou o senhor está mentindo e precisa de óleo de peroba ou não sei o que o senhor está fazendo aqui”, prosseguiu.

Outro parlamentar que acusou Lawand de mentir foi o bolsonarista Marcos Rogério (PL-RO). Segundo ele, o militar “tenta impor uma narrativa que não para de pé ao menor esforço”. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se juntou a eles e disse que o coronel deveria ser preso em flagrante por quebrar o juramento de dizer a verdade.

O presidente da CPI, Arthur Maia (União-BA), negou flagrante e disse que o depoente não é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Por isso, alegou que não poderia julgar se ele está dizendo a verdade ou não.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.