Desembargador do TJ-RJ publica fake news sobre Lula e admite que errou: “Não li direito”

Atualizado em 13 de outubro de 2022 às 14:24
O Presidente da Associação Nacional dos Desembargadores, Marcelo Buhatem
Foto: Reprodução

O Presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes) e desembargador do Tribunal da Justiça do Rio (TJRJ), Marcelo Buhatem, compartilhou notícias falsas sobre a visita ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O desembargador enviou as fake news em uma de suas listas de transmissão do WhatsApp. Buhatem mandou uma mensagem com a postagem de um site que dizia: “Lula é convidado de honra do Comando Vermelho”.

Em outra mensagem encaminhada, Buhatem enviou uma capa da Folha de S.Paulo, antes do primeiro turno, divulgando uma pesquisa do Datafolha que mostrava Lula com 50% das intenções de voto e o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) com 36%.

“Isso sim, tinha que está no Inquérito das Fake News! Ato contra democracia!”, escreveu o desembargador no texto enviado, se referendo à investigação relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF).

As mensagens de Marcelo Buhatem
Foto: Reprodução/Metrópoles

Procurado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o desembargador afirmou não ter visto a parte da mensagem que dizia que o ex-presidente havia sido convidado pelo Comando Vermelho.

“Eu vi o título. Se eu tivesse visto o subtítulo, nem teria passado adiante. Não atentei. Sou absolutamente contra fake news. Às vezes, repassamos coisas sem ler direito. E vale destacar: não repassei em um grupo. Encaminhei a mensagem de forma individual”, declarou.

Questionado sobre a mensagem que citava a Datafolha, disse que foi apenas uma brincadeira.

“Todos nós ficamos preocupados com a discrepância entre a pesquisa e o que se viu nas urnas. Foi uma forma bem-humorada de expressar essa situação”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link