Desembargador suspeito de agressão à mulher é levado à delegacia no Rio.

Atualizado em 27 de maio de 2025 às 23:15
O desembargador Alcides Martins Ribeiro Filho sério, de óculos, olhando para a câmera
O desembargador Alcides Martins Ribeiro Filho – Divulgação/TRF2

O desembargador Alcides Martins Ribeiro Filho, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), foi conduzido à delegacia na noite de domingo (25) após ser acusado de agredir uma mulher em um apartamento localizado em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com informações do jornal O Dia.

De acordo com informações da Polícia Militar, agentes do 23º BPM (Leblon) foram acionados para atender a uma ocorrência de violência doméstica na Rua Aníbal de Mendonça. No local, a vítima relatou que foi agredida pelo companheiro. A ocorrência foi registrada na 14ª DP (Leblon), que prossegue com a investigação do caso.

Questionado sobre o episódio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou, na noite de segunda-feira (26), que não possuía “informações ou detalhes sobre o caso”.

Fachada da 14ª DP (Leblon)
14ª DP (Leblon) – Divulgação

O TRF2, por sua vez, explicou que a apuração de condutas de magistrados cabe à Corregedoria do STJ, e que a presidência do tribunal não tem competência para abrir procedimentos dessa natureza.

Alcides Martins tomou posse como desembargador federal em 2017. Antes disso, era juiz titular da 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Segundo o TRF2, ele faz parte da magistratura federal desde 1993.